Arte & Lazer

Praia de Ibiza é fechada após descoberta repulsiva nas águas

Mangroovia/Flickr Pinet Playa, em Ibiza
Mangroovia/Flickr Pinet Playa, em Ibiza
 

Os frequentadores da Playa Pinet, em Ibiza , tiveram uma surpresa um tanto desagradável durante esta semana, quando a praia da famosa ilha na Espanha foi fechada depois de altos níveis de matéria fecal terem sido encontrados na água.

O local foi fechado pelo conselho municipal local depois que testes na água da enseada mostraram que os níveis de matéria fecal “excederam os limites de segurança”, segundo informou o jornal local Diario de Ibiza.

A água contaminada aumenta o risco de infecção por E. coli , que pode levar a graves cólicas estomacais, diarreia sanguinolenta e vômitos, e Enterococos, que causa uma infecção intestinal também chamada de E. faecalis, que pode causar fadiga, náusea, febre e calafrios, segundo dados da OMS.

“Esta decisão foi tomada como uma solução temporária e o Departamento do Meio Ambiente está investigando as causas da contaminação”, disse a Câmara Municipal de Sant Josep em um comunicado, de acordo com a mídia local.

 

A praia permanecerá fechada até que saiam os resultados de novos testes. A água de Playa Pinet é testada semanalmente para monitorar os riscos à saúde e possíveis contaminações, disse o conselho da cidade.

Bandeiras vermelhas foram colocadas na praia para manter os visitantes longe da água.

Em maio de 2023, ao menos 28 praias do litoral paulista foram consideradas impróprias para banho . O último boletim semanal , publicado pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) nesta quinta-feira (20), mostra apenas nove praias impróprias para banho.

Fonte: Turismo