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Produtora de Marília lança curta metragem de olho em festivais

Produtora de Marília lança curta metragem de olho em festivais

Um curta metragem produzido totalmente em Marília, com três dias de filmagens e atores da cidade, está em fase final de edição com uma meta arrojada para percorrer festivais e mostrar pelo país que é possível desenvolver produção audiovisual de qualidade longe dos grandes centros.

Inattendu, inesperado em francês, é uma drama/thriller sobre um casal em crise que se encontra pela última vez no lugar onde se apaixonaram para discutir o que deu errado no relacionamento deles.

“Em princípio o curta foi um projeto pessoal meu para mostrar o potencial de produzir cinema, em especial filmes de gênero, no interior. Pretendemos apresentar o curta em festivais. Assim que o ciclo de festivais terminar, ele ficará livre para acesso nos canais online da produtora”, explica Cristiano Soares, que assina o roteiro e direção do filme, produzido pela Cinegoria, criada na cidade em 2011.

O filme tem Luciana Hirono, Titi Brandão e Ana Stos nos papéis, direção de fotografia de Luan Henrique do Nascimento Ramos e produção de Hall Passoni e Cristiano Soares. A maquiagem é de Taís Prado Takahashi e Guilherme Nasraui assina como assistente de direção.

Além de visibilidade e reconhecimento, Cristiano espera que o filme seja inspiração para novas realizações locais. “Marília tem tradição no cinema, precisa levar isso adiante.”

Cristiano aponta boas perspectivas para o setor na cidade, como discussão de incentivos culturais. “É um modelo que funciona em Londrina e poderia muito bem funcionar aqui. O momento atual é de desenvolvimento de projetos, incluindo um longa-metragem que está em fase de escrita de roteiro.”


Cena de Inattendu, do produtor e diretor Cristiano Soares, rodado em Marília – Reprodução

Segundo o produtor, fazer cinema no interior é mais barato e facilita muito a logística de produção, “porém ainda apresenta uma defasagem de formação técnica de profissionais e acesso a recursos como equipamentos de luz e maquinaria, por exemplo.”

A produtora foi criada com foco em cinema mas nos últimos três anos também produziu vídeos institucionais para empresas e eventos e fashion films, gênero de produção vinculado a produções de moda, com modelos ou personalidades.

“Nesse tempo produzimos cerca de 20 curtas, incluindo documentários, vídeos musicais e ficção O mais conhecido é o documentário Clube de Cinema de Marília que ganhou os prêmios de melhor curta por júri e público na 6a Mostra Marília de Cinema (2013). Mas tivemos curtas produzidos em Brasília, Ribeirão Preto e São Paulo, com participações em diversos festivais”, conta Cristiano.

A empresa segue assim uma tendência de mercado em que a produção de cinema acaba direcionada para audiovisual em geral. As grandes produtoras costumam ter seu ramo de publicidade, televisão e Internet, modelo de produção que gera maior volume e com mais agilidade de trabalhos, renda e projetos.

“O cinema no Brasil é muito dependente de financiamento público – editais e linhas de financiamento – que não pode ser tomado como garantia para se manter um negócio. Entretanto, a demanda por conteúdo nacional é crescente, graças a Lei da TV Paga, e há cada vez mais espaço para atuação de produtoras independentes.”

Enquanto o filme não chega ao circuito de redes sociais você pode conferir  e saber mais sobre a produtora na página da Cinegoria aqui