As inscrições para novos alunos e alunas do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, serão realizadas de 25 de novembro a 6 de dezembro nos polos de ensino do interior e litoral de São Paulo.
De acordo com representantes da iniciativa, as matrículas podem ocorrer em datas diferentes em alguns polos. Ao todo, são mais de 30 cursos gratuitos de música para crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos incompletos.
Em Marília o projeto oferece formação em Contrabaixo elétrico, Bateria, Cavaco, Clarinete, Contrabaixo acústico, Canto Coral, Eufônio/Bombardino, Flauta transversal, Guitarra, Iniciação Musical, Percussão, Saxofone, Teclado / Piano, Trombone, Trompete, Viola, Viola caipira, Violão, Violino e Violoncelo
Para se matricular, os interessados devem comparecer ao polo que desejam estudar, acompanhados pelos responsáveis, portando RG ou certidão de nascimento; comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar; e comprovante de endereço para consulta.
Não é preciso ter conhecimento prévio de música, nem possuir instrumentos ou realizar testes seletivos. Os endereços dos polos estão no site www.projetoguri.org.br.
Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo.