Viagens de motorhome estão atraindo cada vez mais adeptos, no entanto, uma das maiores preocupações dos viajantes é em relação ao local para estacionar o veículo. Julio Lemos, engenheiro e fundador da Estrella Mobil Motorhomes, o primeiro passo é realizar uma pesquisa minuciosa acerca do local de destino. Desse modo, é possível verificar se há pontos de apoio na região ou postos 24h. Os pontos de apoio podem ser restaurantes que fornecem água e energia para o usuário, por exemplo.
Além disso, é preciso descobrir quais são as pousadas e hotéis que possibilitam pernoite, que pode ser feito próximo, ou no próprio estacionamento dos espaços. “Tem cidades que permitem parar nas praças para dormir ou praias tranquilas. Já existem aplicativos no Brasil que são preenchidos pelos próprios usuários que marcam onde tem pontos de apoio e lugares tranquilos para o viajante estacionar e descansar. Ou seja, hoje tem bastante plataformas para segurança e praticidade na hora de parar”.
Entre os aplicativos úteis aos viajantes de motorhome, estão o Google Maps, que apresenta as melhores rotas e funciona em modo off-line; o iOverlander, banco de viagens que mostra restaurantes, hotéis, postos e supermercados; e o Camped, guia de campings brasileiros.
Julio relata ainda que, no Brasil, houve poucos casos de viajantes de motorhome que passaram por situações de perigo. O engenheiro diz que, caso algo assim aconteça, é fundamental não sair do carro. “Sempre que escutar algum movimento ou barulho estranho não saia do carro e ligue para a Polícia. Mas existem também opções para agregar a segurança. Um exemplo é o ‘botão do pânico’, como se fosse uma sirene no carro para dar uma espantada em quem está fora do motorhome. É possível instalar câmeras de monitoramento também, então estes itens ajudam a monitorar onde o viajante estiver. Existem dispositivos que monitoram todo o trajeto do carro e, se necessário, geram um alerta na central que aciona um parente ou a Polícia regional”, explica.
Nas metrópoles, a cautela deve ser maior, visto que o contingente de pessoas é elevado. “O que é muito importante pensar é se vale a pena estacionar próximo a grandes metrópoles, exatamente pelo alto volume de pessoas transitando, ou seja, maior índice de assaltos e roubos. Estacionar em cidades pequenas é mais tranquilo. Se pararmos para pensar nos lugares mais tranquilos de estacionar no Brasil, nas grandes cidades o ideal é buscar postos 24h”, pontua.
O Brasil possui diversos pontos de apoio seguros, conforme conta Julio. As estruturas mais seguras são os campings, inclusive os específicos para motorhomes. “O ideal mesmo são os campings próprios para motorhomes, pois eles possuem ponto de ligação de água e energia. Então você consegue deixar o motorhome aberto com toldo, cadeiras de praia para fora com total segurança e tranquilidade. Dependendo do formato da viagem, é possível verificar se existem campings próximos para ter um conforto maior na hora de ficar com carro montado e ter sempre um ponto para luz e água”, diz.