Mostra com 30 imagens do carnaval em Marília nas décadas de 70 e 80 vão ser expostas na Rodoviária de Marília a partir desta quinta-feira, dia 4, às 10h.
As imagens mostram passistas, escolas na avenida, carros e outros detalhes. Alguns destaques são porta-bandeira e mestre-sala da Escola de Samba Unidos do Bonfim do ano de 1.976, Bloco Maria Isabel, Bloco da Alegria do Yara Clube, Escola de Samba Cadência da Vila, além de imagens gerais como ala de baianas, blocos, carros alegóricos, baterias e outros. Em destaque a grande participação de crianças. São fotos cedidas pelo Museu Histórico e Pedagógico e Comissão de Registros Históricos da Câmara Municipal.
Alguns dos visitantes puderam identificar fotos em que eles mesmos ou algum parente ou amigo estava presente em momentos especiais de outras épocas durante os desfiles carnavalescos. Um dos casos foi a Família Brito, tradicional em participações na Escola de Samba Unidos do Bonfim, que encontrou imagens das saudosas D. Pedrina Moreira e tia Marilda Correia de Brito, explica a assistente técnica da Secretaria da Cultura, Denise Campos.
A mostra já esteve em exposição em 2015, quando ganhou reforço de fantasias e alguns acessórios usados em desfiles da escola de samba Nova Marília. A exposição ocupa área nobre na sala de embarque em espaço com capacidade para 120 pessoas, protegido do vento e do frio.
“O Espaço Cultural conta com um calendário permanente de exposições realizadas pela Secretaria da Cultura com artistas das mais diferentes formações, como forma de estimular diferentes percepções, olhares e emoções em nossos visitantes”, destaca Marco Antônio, diretor da Emdurb, responsável pelo espaço.
“Inaugurado em setembro de 2014, este moderno espaço já se firmou como um centro irradiador de cultura com as belíssimas exposições que montamos, além é claro de beneficiar a população que pode conhecer um pouco mais das obras e artistas não só de Marília como da região”, enfatiza Taís Monteiro, Secretária da Cultura de Marília.
Com entrada franca, a Exposição ‘Outros Carnavais ’, permanece até o dia 02 de março, pode ser visitada diariamente das 5h à 1h.