Elvis Presley, apelidado de “Rei do Rock and Roll”, ou simplesmente “O Rei”, é considerado um dos ícones culturais mais significativos do século 20. Nascido em Tupelo, uma cidade no Mississipi, o cantor voltou a ganhar mais visibilidade nas últimas semanas pelo lançamento de “Elvis”, uma cinebiografia dirigida pelo australiano, Baz Luhrmann.
Desse modo, pensando nos fãs do cantor, o iG Turismo separou um roteiro perfeito para quem deseja revisitar a história de Elvis com alguns dos lugares que mais marcaram sua trajetória (e ainda marcam) na cidade de Memphis: o principal destino que fez ele ser reconhecido como tal.
Memphis é uma cidade no Tennessee e está localizada na divisa entre o Arkansas e o Mississipi, sendo a mais populosa do estado. Todavia, a cidade não atrairia tantos turistas se não fosse pelos talentos que saíram de lá, como B.B. King, Johnny Cash, Jerry Lee Lewis, e claro, Elvis Presley.
Embora o astro tenha nascido em Tupelo , cidade a cerca de 175 km de distância de Memphis, o destino de Tennessee tem um roteiro próprio de lugares importantes na vida do cantor, e outros que homenageiam ele atualmente como forma de movimentar o turismo local. Por Tupelo ficar a menos de 2 horas de carro de Memphis, organizações locais oferecem passeios de um dia para o Elvis Presley Birthplace & Museum de Tupelo.
Mas, vamos ao que interessa, veja alguns dos lugares de Memphis dedicados a Elvis Presley:
Mansão de Granceland
De 1957 até sua morte em 1977, Elvis chamou sua mansão em Memphis, Graceland, de lar. Hoje, está aberta para passeios (incluindo o museu de carros). Graceland é a residência de rock ‘n’ roll mais famosa do mundo, por isso é um lugar obrigatório durante a sua visita a Memphis.
Na atração, a visita é interativa e guiada por meio de um iPad, que conduzirá você por toda casa de Elvis. A casa tem sua decoração ousada preservada até hoje. Além disso, é possível ver vídeos caseiros de Elvis com a sua filha, Lisa Marie.
Complexo de Elvis Presley em Memphis
O complexo multimilionário de entretenimento e exposição está localizado do outro lado da rua da mansão de Graceland. No complexo, há uma variedade de espaços criados para honrar a carreira do Rei do Rock, como peças do seu guarda-roupa, coleções de aviões e carros, além de mais restaurantes, lojas e divertidas oportunidades interativas.
A casa de hóspedes em Graceland
Localizado a poucos passos da mansão de Graceland, o resort criado para os fãs de música e pela carreira do cantor, reflete a assinatura de Elvis e sua família, pois a própria Priscilla Presley, sua ex-esposa, supervisionou os aspectos de design. Com restaurantes e uma nova reserva de palco sonoro, o espaço torna-se um destino único.
Jardim de Meditação
Elvis e os seus entes queridos estão enterrados nos terrenos de Graceland entre belas paisagens e esculturas pacíficas. Por isso, os hóspedes que chegam cedo e partem antes do início da primeira visita pública do dia é permitido o livre acesso para prestar homenagem a Elvis e à sua família no Jardim de Meditação, localizado dentro da mansão.
Portões de Graceland
Os Portões de Graceland não só são uma fantástica oportunidade de fotografia durante todo o ano, como também servem como centro da Vigília anual à luz das velas que une milhares de fãs durante a Semana de Elvis (evento dedicado ao cantor que ocorre todo ano e oferece eventos para celebrar a música, os filmes e o legado do Rei do Rock).
Restaurante The Arcade
O “The Arcade” não é apenas o restaurante mais antigo de Memphis, tem sido um dos locais favoritos de muitos durante anos. Elvis adorava o “The Arcade” e encomendava regularmente um sanduíche de manteiga de amendoim e banana. Em sua honra, há uma cabina de Elvis decorada com fotografias do cantor.
O restaurante italiano Coletta’s
O restaurante afirma ter criado a pizza de barbecue, uma das preferidas de Elvis. Jantar na “Sala Elvis” no bairro de South Parkway, entre imagens, objetos memoráveis e comemorativos dos tempos em que Elvis e a sua banda ocupavam uma sala de jantar privada no restaurante, é outros destino imperdível.
Circuit Playhouse
O espaço localizado no centro de Memphis, se atrela a uma gama de espaços dedicados à arte no bairro de Overton Square. Entretanto, o “Circuit Playhouse” era apenas um cinema. Elvis era conhecido por alugá-lo à meia-noite para exibições privadas dos seus filmes favoritos com os seus amigos mais próximos.
Atualmente, é possível assistir a uma peça de teatro ou musical, mas anualmente, durante a “Semana de Elvis”, o teatro tem visitas guiadas baseadas em piadas compartilhadas pelos companheiros de cinema de Elvis, incluindo George Klein. Após a sua atração, ainda é permitido sentar-se na cadeira original do teatro que era reservada ao astro para uma sessão fotográfica única.
Casa em Audubon Drive
Após o seu primeiro sucesso “Heartbreak Hotel” em 1956, Elvis comprou uma casa para a sua família na folhosa Memphis Oriental. A casa é atualmente uma residência privada, mas dá para passar de carro por lá sozinho ou pedir ajuda a um guia turístico local.
Apartamentos em Uptown Square (antigo Lauderdale Courts)
Entre 1949 e 1953, Elvis viveu neste projeto de habitação com os seus pais. Diz-se que ele praticou guitarra na lavandaria. Realizar um tour ou mesmo pernoitar na “Suíte Elvis”, restaurada para refletir o período durante o qual os Presleys viveram no local, também estão nas indicações de Memphis.
Tigerman Karate Dojo & Museum
Visite o dojo onde Elvis praticou karatê pela primeira vez. O espaço é um dojo da arte marcial que funciona como um museu dedicado ao seu aluno mais famoso. Na atração, é possível experienciar uma aula de karatê e navegar por várias exposições e imagens do Rei do Rock and Roll e da sua paixão pelas artes marciais.
Sun Studio
Visite o estúdio de gravação que iniciou tudo isto. Em 1954, um jovem chamado Elvis Presley entrou no Sun Studio e gravou “That’s All Right” e mudou a forma como o mundo ouviria música. Sun Studio também gravou alguns dos maiores nomes do ramo, desde Rufus Thomas e Howlin’ Wolf a Johnny Cash e Jerry Lee Lewis, e continua a gravar artistas em ascensão e celebridades até aos dias de hoje.
Memphis Rock ‘n’ Soul Museum
Com curadoria do Instituto Smithsonian, o museu conecta as tradições da música popular regional a Elvis e outras lendas da música de Memphis, tecendo a história de origem do rock ‘n’ roll e da música soul. No espaço, o visitante pode ver os trajes de Elvis, letras e outras recordações.
Overton Park Shell
Depois que Elvis fez uma turnê pela cena do clube de Beale Street como uma estrela em ascensão, foi o Overton Park Shell, um anfiteatro a céu aberto, que lhe deu seu primeiro show pago quando ele abriu para o Headliner Slim Whitman. Desde então, a Shell tem recebido em seu palco soul, folk, rock, funk, country, talentos locais, regionais e internacionais. A cada primavera, verão e outono, o local recebe um total de 50 concertos gratuitos no parque.
Há outros lugares, como o The Beauty Shop Restaurant , onde Priscilla teve seus penteados clássicos feitos, localizado a meio caminho entre Graceland e o centro de Memphis.
O histórico bairro de entretenimento de Beale Street também conta com o Memphis Music Hall of Fame , elaborado para homenagear os grandes nomes da música da cidade, incluindo Elvis e B.B. King.
A cerca de um quarteirão da Beale, há o Hotel Chisca . Agora lar de restaurantes e apartamentos, o Chisca foi onde o DJ Dewey Phillips transmitiu pela primeira vez a música “That’s All Right (Mama)”. Isso porque o hotel sediou a rádio WHBQ. Embora reformado, a fachada permanece a mesma.
Ainda é possível fazer compras no Lansky Brothers dentro do The Peabody Hotel, uma propriedade da família, cujo patriarca ajudou a criar o estilo “assinatura” de Elvis.
Acompanhe o iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram.
Fonte: IG Turismo