Quatro colaboradores da Santa Casa de Misericórdia de Marília participaram, entre os dias 15 e 18 de setembro, do 14ª Audhosp (Congresso Nacional de Auditoria em Saúde Qualidade da Gestão e Assistência Hospitalar). É o maior encontro brasileiro na área de auditoria e faturamento hospitalar e contou com a presença de mais de 570 profissionais de vários estados.
A realização é da Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo), com a missão de apresentar ferramentas e novos caminhos em prol da excelência em gestão hospitalar. O tema deste ano foi “Reavaliando relações e apostando no sucesso”.
Participaram a coordenadora de faturamento da Santa Casa de Marília, Simone Fonseca; a coordenadora de Negócios, Márcia Mota; e as faturistas Carla Maris Piloto e Bruna Nazário. A secretária executiva Érica Legutcke (encarregada da secretaria), atuou na equipe de organização do Congresso, por meio da regional da Fehosp em Marília.
Simone explica que o Audhosp proporciona atualização acerca das mudanças implementadas pelo Ministério da Saúde e permite a apresentação de novas ferramentas. “Em um hospital, os setores são complementares. É muito importante que a assistência funcione, mas também é primordial que as contas sejam faturadas corretamente”, disse.
A abordagem durante o congresso, conforme ela explica, tem como foco a auditoria e faturamento das contas SUS (Sistema Único de Saúde), considerando que a maior parte dos pacientes atendidos nos hospitais associados à Fehosp são usuários da rede pública.
A coordenadora de Negócios da Santa Casa de Marília, Márcia Mota, destacou o impacto positivo das iniciativas da Federação no dia a dia das instituições. “Há um compromisso com a capacitação contínua, o diálogo e troca de experiências. Por isso, sempre participamos do Audhosp. É uma oportunidade para estarmos alinhados com que há de mais recente e relevante em faturamento, auditoria e negócios tanto para o SUS quanto para a saúde suplementar”, destacou.