Na vastidão do Planalto do Mato Grosso , encontra-se um lugar encantador conhecido como “Santuário do Roncador”. Neste local surge um movimento místico e iniciático conhecido como o “Projeto Roncador”.
O projeto, composto pelo Santuário Místico e Filosófico e por diversas Casas Escolas e Núcleos de Estudos da filosofia gnóstica, tem como seu epicentro um local com características físicas e energéticas únicas.
O Santuário do Roncador está situado na Serra do Roncador, uma cadeia montanhosa que se estende desde Barra do Garças, em Mato Grosso, até o Sul do Pará.
O nome “Roncador” é derivado do estrondo do vento nos imponentes paredões da serra. Um detalhe curioso é a presença de um enorme número 15 esculpido em uma das encostas, marcando o Paralelo 15, onde alguns acreditam existir um portal para um mundo paralelo.
A comunidade que se estabeleceu no Santuário Místico do Roncador permanece reclusa por aproximadamente 40 anos, onde muitos acreditam ter segredos e práticas esotéricas. O Santuário é caracterizado por uma estrutura que se assemelha a um castelo de conto de fadas, com sete torres interligadas por pequenos túneis.
Segundo a sensitiva Natalia Sagrada, fundadora do Templo 12 Raios “este é um refúgio onde a sensibilidade floresce e os buscadores são agraciados com uma experiência transcendental, impulsionando-os na jornada da iluminação. Cada torre, cada túnel, é permeado por uma aura que ressoa com a sabedoria ancestral, proporcionando benefícios espirituais que se desdobram como pétalas de uma flor em plena expansão”.
Mais do que um santuário isolado
O Projeto Roncador é mais do que um santuário isolado. É um ponto de ligação para os Filhos do Sol e um portal conectando-se a Machu Picchu , no Peru , através da “grande estrada”. Sob a orientação dos mestres Sanat Kumara, Saint-Germain, Septenefille e Samael Aum Weor, o trabalho realizado no Roncador busca transcendência e iluminação espiritual.
A guardiã do Santuário, denominada Vestal do Roncador, desempenha um papel fundamental como representante dos Mestres da Região. O termo “Vestal” tem raízes ancestrais no Império Inca, onde as jovens escolhidas para despertar a energia divina no homem eram conhecidas como vestais. Em outros impérios, como o Romano, as vestais eram responsáveis pela guarda do fogo sagrado, simbolizando o fogo para a elevação da energia Kundalini no sentido esotérico.
“O Projeto Roncador permanece como um enigma fascinante, um ponto de convergência espiritual e energética que continua a atrair aqueles que buscam desvendar os mistérios transcendentes do universo gnóstico” admira Natalia Sagrada.
No entanto, além da beleza natural e da espiritualidade, o Santuário do Roncador tem sido objeto de especulações e práticas controversas. Um dos rituais destacados é o “arcano”, ou sexo casto, no qual os casais da comunidade buscam reter o orgasmo para canalizar a energia sexual. Muitas pessoas dizem que esta prática pode rejuvenescer, enquanto especialistas expressam dúvidas sobre seus benefícios comprovados.
Pirâmides suspensas
Outro elemento peculiar do santuário são as pirâmides de 400 kg suspensas no ar. A comunidade alega que essas pirâmides possuem propriedades de cura, mas especialistas questionam sua validade científica. Apesar das críticas, a comunidade mantém sua posição e evita a divulgação de detalhes sobre essas práticas, citando respeito à hierarquia dos “Seres de Luz”.
O Santuário do Roncador, com sua combinação de natureza exuberante e práticas esotéricas, continua a ser um local fascinante para quem busca compreender os mistérios que cercam essa região única no coração do Brasil.
Conheça o iG Cruzeiros , novo serviço para compra de pacotes de viagens.
Acompanhe o iG Turismo também nas redes sociais: Instagram , X (Twitter) e Facebook
Fonte: Turismo