São Bento, o padroeiro da cidade vai ganhar uma festa antecipada neste ano. Pela primeira vez a Festa do Padroeiro acontece em abril (o dia oficial do Santo é 11 de julho), acompanha as comemorações de aniversário da cidade e arrecada recursos para a reforma da Catedral São Bento, símbolo de Marília, no centro.
A festa acontece no próximo final de semana. Na sexta-feira (dia 10) e no sábado (11) começa às 19h e no domingo às 17h. Uma grande tenda em frente à catedral vai abrir até 450 pessoas sentadas para diferentes opções de gastronomia, incluindo alguns pratos típicos de festas juninas, como canjica, quentão e vinho quente.
Música ambiente, opções de cardápio para todos os gostos e bebidas como cerveja, água e refrigerantes complementam a organização.Norberto Passoni Lopes, 41, organizador da festa, explica que a comemoração foi antecipada por dois motivos: atrair público que muitas vezes foi perdido por causa do frio excessivo em julho e acompanhar a comemoração de aniversário da cidade.
Norberto explica que a festa também integra programa de arrecadação de recursos para a reforma da igreja, que é a basílica da cidade. “O prédio é antigo, precisa de reparos na fundação, reforma do forro, pintura artística, uma grande reforma”, informa Norberto.
Resgatar a pintura artística do interior da igreja é o grande desafio. O processo é delicado, caro e vai exigir muito cuidado, especialmente porque o telhado terá de ser refeito. “O forro é de madeira, com o tempo foi muito afetado, precisa de recuperação.”
A arrecadação de toda a venda de alimentos e bebidas vai ajudar a financiar a obra e a festa conta com apoio de empresas, que além de dinheiro doaram alimentos e ingredientes. Agora só falta o público aparecer.