A gerência regional do Sesc de Bauru apresentou na tarde desta segunda-feira em Marília o projeto do Circuito de Artes 2015, um dia com apresentações culturais gratuitas em diversos segmentos com a projeção de atrair até 5.000 pessoas de forma rotativa.
A cantora Karol Conka e seu show Batuk Freak são a grande atração do dia, que terá ainda Baião de Spokens, com apresentação de palavra cantada; “Banho de Leitura”, com uma inovadora estrutura para ler e ouvir histórias e a instalação “Seu Cabeça de Pop”, que permite produzir grafites digitais com os olhos e a cabeça.
O evento acontece dia 2 de maio na Praça dos Bancários, em frente ao Clube dos Bancários, na zona sul da cidade e a programação completa deve ser apresentada dia 7 de abril, em São Paulo, com lançamento oficial do Circuito em nível estadual.
O encontro, assim como no ano passado, terá uma delegação da região que sai de Bauru, com representantes da Secretaria Municipal de Cultura, parceira do Sesc no projeto.
Criado para levar diferentes estilos de arte e expressão cultural a cidades onde o Sesc não tem unidade, o Circuito desenvolve dois roteiros na região e atinge seis cidades. Marília, Palmital e Avaré recebem um dos roteiros e Garça, Ourinhos e Botucatu recebem outro.
Jorge Moreira, gerente do Sesc
“Procuramos criar roteiros diferenciados em cidades vizinhas para que um não prejudique o outro. Pelo contrário. Como são datas diferentes é possível ao público de Garça acompanhar em Marília e vice versa”, explicou o gerente regional do Sesc em Bauru, Jorge Moreira, que esteve na cidade para apresentar o Circuito.
Jorge Moreira explica que a programação deve receber ainda uma atividade de Circo, que será “a cereja do evento” e que o grande interesse do Sesc na atividade é atrair público. “O Sesc não visa lucro, não vende ingresso. Para nós o objetivo é atrai público, levar as pessoas, produzir cultura em evento para levar a família”, explicou.
Para isso uma das novas ações no projeto deve ser a instalação e feirinha com artesanato, alimentação e bebidas para atender a diferentes idades.O Sesc entra com quase toda a estrutura. A Secretaria da Cultura oferece logística de apoio, divulgação e interação para levar público ao evento.
Secretária da Cultura, Taís Monteiro
Segundo a secretária Taís Monteiro o evento é importante Poe democratizar acesso a cultura de qualidade com a marca da diversidade cultural. Além de fazer o lançamento oficial, o encontro do dia 7 em São Paulo marca divulgação de um site com toda a programação e informações das cidades por onde o Circuito vai passar.
MINICIRCUITOS
Uma das grandes novidades apresentadas na apresentação desta segunda é uma idéia, que pode não passar do discurso ou pode vingar em atividades inovadoras: a criação de minicircuitos com artistas locais e eventualmente atrações convidadas, para criar diferentes eventos durante o ano e valorizar artistas da cidade.
A idéia foi lançada por Jorge Moreira durante discurso de apresentação, mas por enquanto içou nisso: uma possibilidade. Moreira disse que falta “dialogo” para implementar a iniciativa, que é preciso ter um projeto e que este projeto precisa ser aprovado neste ano para ser implantado em 2016.
A secretária Taís Monteiro disse que está à disposição para discutir promoção do evento, que entrega o projeto quando for preciso e que tem muitas iniciativas. A bola está com o Sesc outra vez.