A 2ª edição do São Paulo Food Film Festival acontece de 9 a 19 de novembro, na Cinemateca Brasileira, com mais de 30 filmes, entre clássicos da ficção e documentários contemporâneos ligados à alimentação e aos sistemas agroalimentares, exposição fotográfica, debates, aulas show e degustações de pratos inesquecíveis do cinema, após algumas das exibições presenciais. Um recorte da programação estará disponível online para todo Brasil, com 16 títulos na plataforma da SpcinePlay. Toda programação é gratuita.
Clássicos como “Morango e Chocolate”, que completou 30 anos, dirigido por Juan Carlos Tabio e Tomás Gutiérrez Alea, virá acompanhado de uma degustação de sorvete de morango com chocolate. “Mulheres à beira de um ataque de nervos”, de Pedro Almodóvar, que completa 35 anos, com um delicioso gazpacho após a sessão, entre outros. Além disso, o festival contará com algumas sessões ao ar livre com os títulos “Simplesmente Martha” e “Chef”.
Para o público infantil, “A Dama e o Vagabundo”, “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, e “A Princesa e o Sapo”, todos com degustação após a sessão! A programação traz também filmes com temas urgentes e necessários, como “Os Catadores e Eu” de Agnès Varda sobre o desperdício e a fome; “O Poço”, de Galder Gazteli-Urrutia, que se passa em uma prisão vertical.
Entre as estreias, o documentário “Blind Ambition”, onde quatro refugiados do Zimbabwe se tornam os melhores sommeliers de vinho da África do Sul (com direito a degustação de vinhos após a sessão); “Solo Comum”, documentário que discute os sistemas alimentares contemporâneos e modelos alternativos de agricultura regenerativa; “Em Busca da Estrela” com degustação de pizza; “Lambic” com degustação de cervejas, “Viciados em Pimenta” com degustação de deliciosas samosas com pimenta e “Volte Sempre”, que conta a história de Masamoto Ueda e seu lendário ramen.
A sessão de abertura acontece no dia 8, com o filme chinês “Comer Beber Viver”, do premiado diretor Ang Lee, que em 2024, completa 30 anos.
Encontros, aulas show e debates
Cinco encontros com diferentes Chefs de Cozinha e especialistas, que após a exibição de alguns episódios do documentário “História da Alimentação no Brasil”, série dirigida por Eugenio Puppo. As convidadas para ministrar as aulas são: Aline Guedes, Patty Durães, a líder indígena Jerá Guarani, Angelita Gonzaga e Graziela Tavares.
A programação conta ainda com um importante ciclo de debates abordando quatro temas contemporâneos relevantes ligados ao alimento: Cozinhas Solidárias; Consumo de Ultraprocessados; Uso de Agrotóxicos e Educação Alimentar e Nutricional, que partem de uma cuidadosa seleção de filmes e documentários em encontros online com convidados especialistas e serão transmitidos ao vivo no canal do Youtube do Festival, com exceção do debate sobre as Cozinhas Solidárias que será presencial, na própria Cinemateca.
Completam a programação do evento algumas oficinas para o público adolescente de duas escolas municipais de São Paulo, que será convidado a colocar a mão na massa a partir da introdução aos elementos básicos da linguagem audiovisual, incluindo o uso prático de câmeras digitais.
No foyer da Cinemateca haverá uma pequena loja para venda de aventais, camisetas, cadernos e livros que trazem a temática do alimento das editoras Elefante, Panda e Produtora Brasileira.
Exposição fotográfica
O festival traz uma exposição original do fotógrafo Paulo Vitale. Dentre os Chefs retratados estão Eudes Assis, Helena Rizzo, Iêda de Matos, Telma Shiraishi, Claude Troisgros, entre muitos outros.
SERVIÇO
Quando: 9 a 19 de novembro de 2023
Onde: Cinemateca Brasileira – Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino, São Paulo
Ingressos: Gratuito
Obs.: Aulas + Oficinas + Degustações = Foyer Grande Otelo
Programação completa: www.spfoodfilmfest.art.br
Agora você pode acompanhar o iG Turismo também no Instagram e no Facebook!
Fonte: Turismo