O projeto Teatro da Cidade, programa de formação cultural da Secretaria Municipal da Cultura, promove neste final de semana uma reapresentação do espetáculo “Além do Subsolo”, produzido pela turma Pré Juvenil em 2018 e que foi levada ao Tetro Municipal em dezembro. Além da atração cultural, o evento terá perfil sustentável e vai pedir como ingresso 1 kg de ração, que será revertida às ONGs de Animais.
O processo que resultou no espetáculo teve início a partir da construção de personagens e exercícios de aula. Posteriormente, amarrados a ideia dramatúrgica, além do subsolo.
Uma realidade pós catástrofe/guerra, onde poucos foram trazidos para baixo, um bunker construído pelos grandes país do subsolo, protegido de pobre, rico e políticos.
Porém nossa história acontece no subsolo 2, lixo. Espaço destinado aos indivíduos que traziam problemas, questionamentos e perturbavam a harmonia da sociedade subterrânea. Tais indivíduos foram então submetidos à passividade do sistema, controle de emoções e submissão. Mas basta um pequeno gatilho para que todas as memórias possam levá-los além. Subir é a única esperança? O que será que tem além do subsolo? A Direção é de Letícia Rodrigues e a classificação é de 12 anos.
Nos dias 13 e 14 de março foram apresentadas as peças da turma Melhor Idade (com o espetáculo “Velho Eu?”) e Turma Jovem, que apresentou “A Casa de Bernarda Alba”. Já nos dias 01 e 02 de abril acontecerão as apresentações das turmas Infantil e Adulta, com os espetáculos ” Romeu e Julieta como Ninguém te Contou” e “Balada de um Palhaço”, ambos com entrada gratuita.
O projeto Teatro da Cidade oferece aulas gratuitas de teatro. As inscrições abrem sempre no início do ano e contemplam várias faixas etárias, a partir de 6 anos de idade até a melhor idade. Com aulas semanais, as atividades têm início em fevereiro e têm duração de 10 meses, finalizando com a montagem de uma obra teatral por turma. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria da Cultura, pelo telefone 3402-6600.