Arte & Lazer

Teatro deve ficar pronto no início de 2016; empresa divulga “know-how na área”

Teatro deve ficar pronto no início de 2016; empresa divulga “know-how na área”

O teatro municipal Waldir Silveira de Melo deve ser entregue recuperado no início de 2016, antes do prazo estipulado. A previsão foi apresentada nesta quarta-feira durante cerimônia para assinatura da ordem de serviços que dá início às obras. Políticos, autoridades e artistas de diferentes segmentos acompanharam a assinatura.

O engenheiro Sérgio Caliani, proprietário da Sercal, empresa de Getulina responsável pela obra, recebeu a chave do teatro e ainda hoje fez a primeira vistoria no local.

A participação do empresário e as informações sobre a empresa foram as principais novidades da solenidade. Sérgio Caliani afirmou que mantém a sede em Getulina por questões de espaço físico, mas mantém obras em todo o país.

“Estamos encerrando reforma de teatro para 3.000 lugares em João Pessoa”, afirmou. Ele disse que a empresa irá produzir uma maquete eletrônica para divulgar projeto da reforma e todo o trabalho.

A secretária da Cultura, Taís Monteiro, afirmou que o grande desafio é resgatar o teatro e abrir o espaço para cultura destinada a todo o público na cidade. Disse que a obra era um desafio.

A reforma deve levar até 14 meses e será entregue pouco tempo antes da eleição para prefeito e vereadores, no próximo ano. Vai consumir R$ 2,2 milhões, dos quais R$ 2 milhões serão repassados pelo governo do Estado.

“A Prefeitura não teria condições de fazer sem esse repasse e agradecemos ao governador Geraldo Alckmin. Poderia ser recurso para outros investimentos, mas infelizmente precisamos recuperar o que foi abandonado no passado”, afirmou Vinícius.

O músico LAerte Marques, que falou em nome dos artistas presentes ao evento, disse que o teatro é uma importante referência para a cultura na cidade, afirmou que é importante ter estrutura para receber grandes espetáculos nacionais, mas espera que o espaço seja aberto também a artistas da cidade. “Temos tantos e tantos talentos  de valor aqui, fiquei impressionado. Agradeço a luta pela reforma e espero oportunidade de mostrar meu trabalho no palco.”

BIBLIOTECA

Segundo o prefeito, além da recuperação do teatro o desafio é revitalizar toda a estrutura de cultura  no centro da cidade, especialmente o prédio da biblioteca. A secretária Taís Monteiro afirmou que já protocolou em Brasília pedido de recursos para esta obra.

Além da reforma física do prédio, Taís Monteiro quer investir em modernização para melhorar e facilitar o acesso. Afirmou que apesar de problemas no prédio, o acervo está preservado e sendo todo catalogado com apoio de especialistas do curso de biblioteconomia da Unesp.

Taís Monteiro afirmou ainda que o acervo está sendo atualizado dentro das possibilidades de aquisições e repasses. “Não é o ideal, mas está sendo feito na medida das possibilidades e com muito apoio de todos os funcionários”, disse a secretária.