Arte & Lazer

Tour gratuito reforça a importância da mulher na formação de São Paulo

Tour gratuito reforça a importância da mulher na formação de São Paulo
 

As mulheres serão protagonistas de um passeio pelo centro de São Paulo que ressalta a importância delas na formação e na história da maior cidade e uma das mais importantes do país. O “Tour Guiado – Mulheres na História de São Paulo”, que acontece neste sábado (4), a partir das 11h, vai mostrar nomes importantes que fizeram parte da história da cidade e que foram essenciais em sua construção.

O ideia é do Pátio Metrô São Bento – um centro comercial, cultural e gastronômico a céu aberto -, em parceria com o grupo de guias de turismo Caminhos do Triângulo, que levarão o grupo gratuitamente para conhecer alguns pontos marcantes da cidade como Patteo do Collegio, Casa 1, Beco do Pinto, Solar da Marquesa de Santos, entre outros.

Entre os nomes de mulheres importantes está o de Maria Augusta Saraiva, a primeira advogada de São Paulo, que foi pioneira no ramo e teve destaque ao ser a primeira a se formar e a executar a função no país, servindo de exemplo para diversas jovens.

Além dela, a história de Yolanda Penteado, conhecida como a Dama das Artes de São Paulo, também será contada. Ela foi uma das principais figuras das instituições paulistanas, colocando a cidade no radar internacional de artes e, além disso, também foi responsável por desempenhar papel importante nas primeiras edições da Bienal da capital.

Outros nomes que recebem destaque no tour são Bartira, Dona Ana Pimentel e Domitila de Castro Canto e Melo que estão presentes até hoje nas construções, nos monumentos, na identidade e na memória de São Paulo.

O roteiro percorre a região do Triângulo Histórico do Centro, onde se situam os principais prédios históricos da cidade, entre eles o Largo São Bento, Pateo do Collegio e Largo São Francisco. Durante a caminhada, os monitores remontam a décadas atrás e mergulham nas vidas dessas personalidades, passando por uma viagem no tempo e na história, que se inicia quando a cidade ainda era uma aldeia indígena até os tempos atuais, mostrando que são notáveis até os dias de hoje.

 Veja o trajeto completo:

  • Ponto de encontro: Pátio Metrô São Bento
  • Rua Boa Vista (Associação Comercial de S. Paulo, Ladeira Porto Geral, Antigo escritório Ramos de Azevedo)
  • Patteo do Collegio
  • Casa 1, Beco do Pinto, Solar da Marquesa de Santos
  • Largo São Francisco
  • Rua São Bento ( Largo do Café, Praça Antônio Prado, Edifício Martinelli)
  • Largo São Bento / Mosteiro de São Bento
  • Pátio Metrô São Bento

 

Fonte: IG Turismo