O roteiro “Caminho da Bocaina – Uma Peregrinação na Natureza” é uma travessia da Serra da Bocaina no sentido oeste/leste, uma novidade que a Serra da Bocaina oferece a todos que gostam de se aventurar pelos rincões desconhecidos, sertões pouco desbravados e imensidões sem a presença humana. O roteiro foi criado ano passado pelo Governo do Estado de São Paulo e são 93 km de extensão integrando as cidades do Vale Histórico Paulista no sentido Oeste x Leste.
O percurso passa pelos municípios de Silveiras, Areias, São José do Barreiro, Arapeí e termina em Bananal no extremo do Estado de São Paulo com divisa com o Rio de Janeiro, sem passar pelos centros “urbanos”. Seu trajeto é totalmente na montanha com muitos visuais, cruzando florestas, pequenas propriedades rurais e cachoeiras.
A proposta já provoca até criação de pacotes turísticos por agências especialistas em lazer de aventura, trilhas e contato com a natureza. Mas é preciso levcantar informações antes de contratar.O roteiro completo oferece grau alto de dificuldade e, portanto, não é recomendável para pessoas com pouca resistência ou sedentárias.
Roteiros para o feriado de 12 de outubro preveem cruzar os 93 km com caminhada e uma programação extensa que envolve paradas estratégicas para curtir as mais belas paisagens, banhos de cachoeiras, caminhadas em vales e sertões, observação de pássaros e toda biodiversidade local.
As pernoites acontecem em pousadas e em casas de pau a pique de colonos no meio da floresta. A procura pela trilha já provocou formsação de comunidades e roteiros de diferentes agências. Para saber mais, acesse página da comunidade Caminho da Bocaina no Facebook.