Turistas que estejam vacinados com imunizantes aprovados pela União Europeia podem voltar a visitar os países europeus membros. Nesta quarta-feira (19), a união concordou em reabrir as fronteiras a visitantes que estejam totalmente vacinados contra a Covid-19.
No Twitter, a Comissão Europeia confirmou a decisão do Conselho Europeu. Segundo informações da agência AFP, a abertura de fronteiras deverá acontecer em junho. “Hoje concordámos em atualizar a abordagem de viagens de fora da UE. O Conselho agora recomenda que os Estados-membros aliviem alguma das suas medidas”, disse Christian Wigand, porta-voz da União Europeia.
Vale lembrar, no entanto, que as vacinas aprovadas pela UE são Pfizer/BioNTech, Moderna, AstraZeneca e Johnson&Johnson. A CoronaVac, por enquanto, ainda não foi aprovada por lá. Além disso, segundo o Telegraph, a decisão final deve ficar a cargo de cada governo, que decidirá se apenas o imunizante é suficiente como prova para entrada de turistas.
Os turistas dos países que fazem parte desta “lista segura” podem entrar na UE sem estarem vacinados — o Brasil está fora desta lista. No entanto, a maioria dos países precisa de um teste PCR negativo realizado nas 72 horas anteriores ao voo.