Arte & Lazer

Unimar recebe exposição do Memorial da Inclusão sobre folclore

Unimar recebe exposição do Memorial da Inclusão sobre folclore

Marília recebe a partir desta sexta-feira a Exposição “Cultura Popular e Diversidade Corporal no Folclore Brasileiro”, que retrata as lendas, cantigas e adivinhas das histórias folclóricas do país. A exposição traz em forma de xilogravuras, a sensibilização e a celebração da cultura popular, do direito à diferença cultural e a diversidade humana.

O acervo traz a Marília material do “Memorial da Inclusão”, órgão da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência que desde 2009 promove estudos, debates e pesquisas sobre a vida e a realidade da pessoa com deficiência e seus familiares, além de conscientização da sociedade.

A exposição será montada no Bloco XI da Unimar e fica aberta até o dia 29 de maio. Entre os personagens escolhidos estão: o Saci, um garoto negro e travesso, de uma perna só; o Curupira, um homem com nanismo com o corpo revestido de pelos, cabelos longos e avermelhados e pés virados para trás; a Iara, uma sereia, criatura que é metade mulher e metade peixe; além da Lenda da Mandioca e do Nascimento da Noite.

As peças trazem uma reflexão sobre a importância da sensorialidade e acessibilidade para a construção e fluidez de uma sociedade mais inclusiva, com a apresentação de personagens com corpos diferentes que tendem a aguçar a curiosidade para a exploração das possibilidades e das percepções corporais.

Para saber mais acesse a página oficial do Memorial  na internet.

SERVIÇO
Local: UNIMAR – Universidade de Marília
Endereço: Av. Hygino Muzzy Filho, 1.001 – Bloco 11- Campus Universitário – Marília/SP
Horário: segunda a sexta-feira, das 13h40 às 23h.
Telefone: (14) 2105-4000
Entrada Gratuita