Arte & Lazer

Vai viajar? Cabine cheia de 'mimos' é mais barata que a executiva

Divulgação/Delta Air Lines A DPS tem assento mais largo, reclinação adicional e apoio ajustável para os pés e pernas
Divulgação/Delta Air Lines A DPS tem assento mais largo, reclinação adicional e apoio ajustável para os pés e pernas
 

Mais espaço, gastronomia diferenciada e tratamento VIP . Essas são apenas algumas das comodidades oferecidas pela companhia aérea Delta Air Lines (DL) na classe intermediária Premium Select (DPS), disponível na maioria dos voos internacionais, incluindo para Nova York (EUA).

Relançada ano passado no Brasil, a cabine econômica premium fica entre as classes básicas ( Main Cabin , que é a econômica tradicional, e a Delta Confort+ , econômica superior) e a executiva ( Delta One ). Oferece ainda uma espécie de “fura-fila” no check-in e acesso às salas VIP da empresa em destinos internacionais.

Menos da metade que a executiva Segundo uma pesquisa feita pelo iG no próprio site da companhia aérea, as tarifas da DPS chegam a custar um pouco menos que a metade da passagem executiva no mesmo voo ; e aproximadamente o dobro do preço das tarifas da classe econômica.

Em uma viagem na alta temporada (saindo no dia 26/06 e voltando no dia 29/07) com ida e volta do Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU) para o Aeroporto de LaGuardia, em Nova York (LGA), por exemplo, a econômica sai por U$ 1,170; enquanto a Premium Select custa U$ 2,325; e a cabine executiva sai por U$ 6,026.

 

O iG foi convidado a viajar pela DPS, e traz neste texto os principais destaques e impressões da modalidade . Confira.

▹ Mas o que essa cabine tem de especial?

 

“A Delta Premium Select fica entre o luxo e a praticidade , dando aos clientes a oportunidade de desfrutar de um assento mais espaçoso e uma experiência de alto nível a um preço mais baixo em comparação com nossa cabine Delta One”, resume o vice-presidente de Experiência da Marca, Mauricio Parise.

Disponível no voo noturno diário entre São Paulo e Atlanta , o principal hub da companhia, a DPS também estará nos voos diurnos a partir de julho. O trechos para Nova York-JFK , Amsterdã e Londres também contam com a cabine especial. A Premium Select também estará no trajeto sazonal entre Nova York-JFK e Rio de Janeiro , em dezembro.

 

 

 

 

 

• Check-in A experiência diferenciada já começa no momento do check-in , onde os passageiros contam com um serviço de inspeção de segurança e bagagem mais rápidos . Neste momento, já é oferecida uma garrafinha de água mineral. No Aeroporto de Guarulhos, o check-in é feito no setor C do Terminal 2. São 3 filas: uma para o despacho de malas, outra para o check-in e uma terceira para clientes premium . Já neste momento, os funcionários foram bem cordiais e solícitos.

Por conta de uma parceria, quem possui o Smiles, programa fidelidade da Gol, pode usar o lounge da Sala VIP em Guarulhos.

 

• Serviço de bordo refinado Que tal viajar como se estivesse sendo “mimado” na casa da sua avó? O atendimento de bordo proporciona esta experiência aos passageiros da econômica premium. Os comissários de bordo se mostram treinados e simpáticos.

O destaque vai para o ” bubbles and bites ” (borbulhas e petiscos): logo após a decolagem, são servidos vinho espumante, água, além de uma cesta com snacks e um estojo com amenidades.

Ao longo do voo, o passageiro pode solicitar a qualquer momento cervejas, destilados e vinhos disponíveis, além de bebidas não alcoólicas da Starbucks.

O estojinho tem um kit de amenidades feitas à mão da marca mexicana Someone Somewhere. O bálsamo labial hidrata bem.

A experiência de voo melhora com um travesseiro produzido com espuma viscoelástica super confortável; e um cobertor macio feito de materiais reciclados.

• Gastronomia Entre as novidades do relançamento da cabine, a Delta trouxe refeições inspiradas na gastronomia de cada local. As opções incluem pratos como costela de boi assada com batatas ao molho de pimenta verde de Dijon; almôndegas à base de plantas com polenta, molho pomodorini e brócolis; coxas de frango com molho de mel e harissa, arroz jollof e verduras cozidas; e, de sobremesa, mousse de manga com compota de manga e maracujá.

“Sabemos que uma boa refeição pode tornar uma ótima experiência nos voos da Delta ainda melhor”, afirma o diretor geral de Serviço de Bordo Mike Henny.

“Ao criar nosso menu Delta Premium Select, reimaginamos nossas opções de alimentos e bebidas do zero e estamos empolgados em lançar novas e deliciosas ofertas que também destacam nosso serviço premium e cultura de inovação”, completa o representante.

 

As refeições principais ainda são servidas em pratos feitos com resíduos do bagaço da cana-de-açúcar, guardanapos de linho, talheres de prata e copos de vidro, como parte de ações de responsabilidade ambiental da Delta.

• Entretenimento Para se distrair, é possível acessar ao Delta Studio e assistir a filmes e outros programas na tela que fica no assento da frente. O sistema tem vários filmes, séries, shows e docs no catálogo. Também há jogos e músicas.

 

A telinha permite ainda o acompanhamento da rota do avião em tempo real. Há uma entrada para USB e tomadas de energia entre os assentos.

• Mais espaço? Apesar das cadeiras maiores, elas não inclinam 180 graus como na cabine executiva.

Os braços fixos dos assentos não são tão confortáveis, sobretudo para quem tem quadril mais largo, mas os apoios ajustáveis dos pés e do encosto da cabeça são ótimos .

Neste quesito, o destaque vai para o espaço exclusivo para abrigar bagagens no compartimento superior .

 

 

 

• Salas VIP Os benefícios da Delta Premium Select não terminam quando o voo acaba. Quem viaja para voos internacionais e clientes do cartão de crédito Delta e American Express podem acessar os lounges da companhia, os chamados Delta Sky Club .

A sala VIP do hub da Delta em Atlanta, no Aeroporto Hartsfield-Jackson, inclusive, é escala para muitos destinos internacionais.

 

Com mais de 2.200m², o lounge funciona quase como um hotel . Tem até chuveiros nos banheiros para quem quer dar aquela revigorada.

Aberta das 6h às 23h, a sala VIP conta com Wi-Fi gratuito, 500 assentos, tomadas 110V, serviço buffet com opções variadas, além de um bar onde são oferecidas cervejas artesanais do estado da Geórgia.

 

▹ Terminal de bilhões

 

Para completar as novidades, a Delta abriu há cerca de um ano o seu novo Terminal C no Aeroporto LaGuardia (LGA) , em NY. A empresa aérea norte-americana investiu US$ 4 bilhões para transformar e modernizar um dos principais hubs da empresa.

 

“A abertura deste terminal marca um novo começo para os clientes e funcionários da Delta em nosso hub de LaGuardia”, disse o CEO da Delta, Ed Bastian. “Faz mais de uma década que a Delta se comprometeu a crescer, e vencer, em Nova York, e temos sido inabaláveis em nossos esforços para nos tornarmos a companhia aérea número 1 da cidade”.

O terminal de quatro saguões estará totalmente completo até o final de 2024 . No final do projeto, os Terminais C e D terão 120,7 mil metros quadrados e 37 portões de embarque em quatro saguões.

“A transformação do LaGuardia totalmente novo em um aeroporto de nível internacional e reconhecido mundialmente por sua beleza é parte de nossa visão ousada para uma nova era em Nova York”, disse a governadora Hochul no lançamento do Terminal C.

O espaço foi projetado para oferecer a velocidade que os viajantes de Nova York geralmente precisam , permitindo que eles circulem de forma rápida e intuitiva, utilizando de tecnologias como entrega de bagagem hands-free (despachando as malas de mão enquanto percorrem os corredores do aeroporto), check-in por autoatendimento e recursos de triagem por identidade digital.

Os clientes podem realizar os procedimentos de embarque em um lobby espaçoso, com 36 balcões de check-in e 49 quiosques de autoatendimento, ou podem pular essa etapa e usar a opção de entrega direta à segurança para seguir diretamente a um dos 11 postos de controle. Além disso, todos os cinco pontos de entrada oferecem despacho de bagagem para facilitar o envio de malas.

• Valorizando artistas locais

 

O Terminal C tem ainda com uma parceria com o Museu do Queens, trazendo peças personalizadas de seis artistas locais . Todos compartilham histórias dos imigrantes de Nova York, seu povo e a importância da diversidade da cidade.

 

A arte digital é outro destaque. Acima da entrada do posto de controle de segurança, por exemplo, há uma enorme instalação de arte digital feita de 34 painéis lenticulares .

 

• Sala multissensorial Um dos espaços mais inclusivos do Terminal C é a sala multissensorial, que proporciona um ambiente calmo e de auxílio para passageiros neurodivergentes e/ou com sensibilidades sensoriais, e suas famílias .

• Sala VIP em NY

 

O LGA abriga ainda o maior Sky Club da Delta, com toques arquitetônicos que evocam a cidade de Nova York da virada do século XX.

 

Com capacidade para cerca de 600 convidados e mais de 3 mil metros quadrados, o lounge conta com cozinha gourmet, bar premium, dois bufês e duas estações de hidratação.

 

 

 

 

 

 

• Meio ambiente O novo espaço do aeroporto tem certificado LEED® Silver, com elementos amigáveis ao meio ambiente , incluindo: – Iluminação LED; – Vidros exteriores que automaticamente mudam de tom com base no clima e na hora do dia;

 

 

– Carregamento para equipamentos elétricos de suporte terrestre; – Uma fábrica de gelo que produz gelo fora do horário comercial para resfriar o ambiente durante o dia, reduzindo a demanda de energia durante os períodos de pico.

 

Obs.: A jornalista viajou para Nova York (EUA) a convite da Delta Air Lines e NYC & Company

Fonte: Turismo