Mistura de estuilos, muitas opções culturais em diferentes espaços e pelo menos 18 horas de programação com atrações para todos os gostos. Começa na tarde deste sábado – e segue durante todo o domingo – a edição 2015 da Via]rada Cultural Paulista em Marília, que traz shows como Ultraje a Rigor e Guilherme Arantes. As primeiras apresentações acontecem na tarde de sábado. As últimas na noite de domingo
As atrações musicais começam às 19h30 de sábado na avenida das Indústrias com show da banda mariliense Vovódika, seguida por Kamau, Instinto Animal e Ultraje a Rigor. No domingo os shows são da cantora Bárbara Eugênia pela banda paulistana O Terno e encerrando com o rock romântico de Guilherme Arantes,.
A programação parelala oferece intervenções, oficinas, cinema (PONTOS MIS), apresentações musicais, teatro infantil, exposições e contação de histórias. Todas as apresentações da Virada Cultural Paulista são gratuitas.
O Palco Interno terá o espetáculo Men, do grupo de mesmo nome. A apresentação é marcada, especialmente, por performances de especialmente parkour e break dance. O grupo sobe ao palco no sábado (23), às 19h.
Mais tarde, às 23h59 é a vez do comediante Daniel Murilo, um dos principais nomes da nova geração da comédia stand up no Brasil. Ele utiliza em seu texto uma visão peculiar e non-sense para falar de absurdos que vivemos no cotidiano.
Para o público infantil, a Virada programou o espetáculo de circo Pelo Cano, da Cia Pelo Cano, às 11h do domingo (24). Os palcos internos da Virada Cultural Paulista também valorizam a cultura local. A Prefeitura de Marília programou para o espaço apresentações de grupos da cidade, como a Academia de Dança Suíte Quebra-Nozes, com Divertissement (dança), oficina de mangá, teatro infantil, contação de histórias e Mostra de acervo do movimento hip hop em Marília, de Rickk 450 (exposição).
A Virada Cultural Paulista é realizada pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com Prefeituras, com o SESC-SP e o MIS, e execução da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA).
OS SHOWS
Vovódika
Banda mariliense criada em 2009, a banda Vovódika é o resultado do encontro de amigos que se conheceram no meio musical. Os integrantes Suzana (voz), Alexandre Wilson (guitarra), Alan David (baixo), Rodrigo Santos (bateria) e Diego Cortez (guitarra) fazem show sob a influência do rock clássico, que vai de Scorpions a Pink Floyd.
Kamau
Respeitado por jovens e veteranos do meio, o rapper paulistano está na estrada desde 1997. No ano passado, Kamau lançou o EP Seis Sons em parceria com Rashid. Além de faixas deste trabalho, ele repassa rimas de outros discos. Músicas do primeiro álbum-solo Non Ducor Duco (2008) e do mais recente EP …entre…, por exemplo, aparecem no repertório.
Instinto animal
Após tocarem juntos em banda de colégio, Dani Martins (bateria) e Léo Fernandes (guitarra) decidiram levar a brincadeira a sério. Ao lado de Urso (baixo), eles criaram o Instinto Animal. Influenciados pelo rock clássico, como Led Zeppelin, Jimi Hendrix e Black Sabbath, eles lançaram o primeiro EP – homônimo – em 2014. O público pode esperar por Pra Onde Quiser e Não Vou Parar.
Ultraje a Rigor
Desde que passou a ser banda de apoio do programa de TV do humorista Danilo Gantili – primeiro na Band e agora no SBT -, a banda de rock voltou a chamar a atenção do público e da crítica. No palco, Roger Moreira (voz e guitarra), Marcos Kleine (guitarra), Mingau (baixo) e Bacalhau (bateria) fazem um retorno à década de 80. Eu me Amo, Inútil, Ciúme e Pelado sempre aparecem no repertório.
Bárbara Eugênia
Carioca radicada em São Paulo, a cantora está em fase de pré-produção do seu terceiro disco-solo – previsto para o segundo semestre de 2015. No momento, ela vem repassando músicas que compõem os álbuns Jornal de Bad (2010) e É o Que Temos (2013), como Por Aí e Porque Brigamos.
O Terno
Todos na casa dos vinte e poucos anos, Tim Bernardes (guitarra e voz), Guilherme d’Almeida (baixo) e Gabriel Basile (bateria) acrescentam frescor, talento e criatividade ao rock paulistano. Músicas dos elogiados discos 66 (2012) e O Terno (2014) têm espaço na apresentação. Rendem bons momentos no show Zé, Assassino Compulsivo e Ai, Ai, Como Eu me Iludo.
Guilherme Arantes
O álbum mais recente de Guilherme Arantes, Condição Humana (Sobre o Tempo – 2013), foi responsável por atrair um público mais jovem para os seus shows. Mas não é só nas apresentações que ocorre essa aproximação de gerações. Em duas faixas do disco, ele contou com o coro de alguns dos seus pupilos, entre eles Tulipa Ruiz, Thiago Pethit e Marcelo Jeneci. A pérola Cheia de Charme é um dos hits garantidos no show.