O radialista Wilson Matos, pioneiro da profissão em Marília, que começou a carreira como repórter na rádio Clube e é hoje apresentador e sócio na 950 AM, é um dos entrevistados para o livro O rádio e suas histórias na primeira pessoa, do jornalista Luiz Casadei Manechini, lançado em São Paulo
Wilson Matos está na publicação ao lado de nomes como Joseval Peixoto, Salomão Ésper, Saulo Gomes e Vida Alves, que depois do rádio foi uma das precursoras da carreira de atriz na TV brasileira.
Ele conta no livro sua história de trabalho como apresentador de programas musicais e de auditório e lembra início como repórter. “Saía de bicicleta, era o meu meio de transporte.”
Wilson Matos nasceu em Bebedouro em 2 de Setembro de 1933, filho de José da Silva Matos, ferroviário da antiga Fepasa e de Maria Angélica Matos. Mudou-se para Marilia em 1941, quando seu pai veio transferido da Fepasa.
Ainda adolescente começou a trabalhar na rádio Clube, mas atuou como correspondente em emissoras de perfil nacional até 1989, quando comprou a 950 em sociedade com o ex-prefeito Abelardo Camarinha.
De forma paralela à carreira no rádio, conclui o curso técnico de Contabilidade na Escola Fernando de Magalhães, onde foi professor, e curso ainda Ciêrncias Jurídicas pela faculdade de Bauru.
O livro tem prefácio de Heródoto Barbeiro e estará disponível em versões impressa e digital, que conta com áudios de alguns momentos importantes dos profissionais. Wilson Matos completa 70 anos de carreira. Em 2013 já foi homenageado com um livro produzido por sua filha, a bibliotecária Wilza Matos.