O poeta José Neder Nicolau Mussi lança nesta sexta-feira, às 20h no Espaço Milani, “Quase Sempre”, seu terceiro livro e fruto de inspiração constante no dia-a-dia. A obra reúne textos sobre cotidiano, amor, situações de vidas e “poemas de espelho” em que o autor fala de si mesmo, como poemas autobiográficos.
Zé Neder – como o autor assina o livro – é um viciado em poesia, seja para produzir, seja para ler. Fã de autores brasileiros, é também voraz leitor do português Fernando Pessoa.
Antes de Quase Sempre, ele já publicou Sonho Real e Frente e Verso, além de participar em CAÇADOR DE POETAS, uma coletânea de escritores marilienses. “Eu nunca sei quando vou escrever pois a poesia é que escolhe o momento.”
As poesias de Zé Neder podem ser vistas também em encontros pela cidade. “Como todo poeta, as poesias saem da gaveta e vão para os livros, mas quem escreve e gosta de cultura e arte em geral aqui na cidade se reúne em sarais que são especiais.”
Apesar deste envolvimento com os grupos e a cidade, Zé Neder é um crítico do cenário cultural de Marília.
“As oportunidades que a cidade oferece, posso te garantir que são quase nada. E olha que aqui existem escritores de grande potencial. Culturalmente, nossa Marilia está morta, basta ver o descaso com o Teatro Municipal. A exceção é o Sesi que promove cultura initerruptamente e de forma gratuita.”
Além da poesia, o autor é um apaixonado por música e teatro. Mas deve ser nos livros e versos que ele deve reencontrar a cidade em novas obras. “Nunca sei quando vou escrever, mas graças a Deus, tenho escrito muito e, com certeza, e se assim a Providência Divina permitir, outros livros virão. “
SERVIÇO
Lançamento livro Quase Sempre, de Zé Neder
Dia 30 – 20h
Espaço Milani
Rua São Luiz, 1295