A vez da extensão

Segundo o texto constitucional, a educação é direito de todos e dever do Estado (art. 205). Esse direito à educação, porém, não deve ser concebido de forma simplista no sentido de se prever a possibilidade das pessoas em frequentar uma escola até a conclusão de um curso de nível superior, numa lógica meramente quantitativa, pois é necessário que se atenda, também, a uma formação qualitativa.

Com vistas a essa formação qualitativa, a finalidade da educação superior, segundo o art. 43 da LDB, consiste no estímulo à criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo, além do incentivo ao trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, bem como a criação e difusão da cultura, e, desse modo, o desenvolvimento do entendimento do homem e do meio em que vive. Assim, o fornecimento de uma educação de qualidade é de extrema importância para a garantia da dignidade da pessoa e, ainda, para que outros direitos sociais sejam garantidos.

Dentre as instituições encarregadas de fornecer educação superior, destacam-se as Universidades, nas quais a formação somente será plena se envolver, além do ensino, a extensão e a pesquisa, tripé de sustentação de uma instituição de ensino de qualidade. E, neste aspecto, os programas de pesquisa e extensão universitárias possibilitam o desenvolvimento e uma formação acadêmica mais completa aos universitários.

Neste contexto, a Universidade de Marília (UNIMAR) desenvolve dezenas de projetos de pesquisa e extensão que, aliados ao ensino, garantem o oferecimento de uma educação de qualidade que coloca a UNIMAR entre as dez melhores Universidades do Estado de São Paulo, consideradas as instituições públicas e privadas, de acordo com dados do próprio Ministério da Educação.

Dentre tais projetos, muitos permitem a adesão de membros da sociedade, tanto na qualidade de beneficiários, como é o caso do projeto de capacitação de Libras (língua brasileira de sinais), quanto na qualidade de voluntário (um exemplo é o projeto de combate ao abuso sexual infantil e outras formas de violência, que conta com a participação de psicólogos voluntários).

Com a finalidade de dar maior visibilidade à pesquisa e à extensão desenvolvidas pela UNIMAR serão apresentados neste espaço, nas próximas semanas, os principais projetos desenvolvidos pela Instituição.

Fiquem atentos e participem!!

Jefferson Aparecido Dias, Doutor em Direitos Humanos e Desenvolvimento pela Universidade Pablo de Olavide de Sevilha (Espanha), Procurador da República de Marília e Professor permanente do Mestrado em Direito da Universidade de Marília (UNIMAR);

Fernanda Mesquita Serva,  Mestre em Direito pela Universidade de Marília (UNIMAR) e Pró-Reitora de  Ação Comunitária da Universidade de Marília (UNIMAR).