Educação

Avaliação da Capes põe Mestrado e Doutorado da Unimar entre melhores do interior

Avaliação da Capes põe Mestrado e Doutorado da Unimar entre melhores do interior

A última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) reafirmou a cidade como uma referência na área jurídica graças à atuação da Universidade de Marília (Unimar). O Programa de Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade seguem como um dos melhores do Brasil e melhor avaliado do interior de São Paulo.

No quadriênio apurado houve um aumento de 77% no número de cursos de mestrado profissional. O mestrado acadêmico e o doutorado também evoluíram atingindo um percentual de aumento de 17% e 23%, respectivamente. Esse crescimento, porém, tem feito com que as avaliações sejam cada vez mais rígidas e poucos programas de Mestrado e Doutorado seguem com avaliações positivas. O resultado da Unimar está acima de diversos programas da cidade e região.

Há apenas 35 instituições com doutorado em direito no país, apenas cinco em São Paulo. Uma delas é a Universidade de Marília que possui, além do único Doutorado da região, Mestrado e especializações na área. O curso de graduação também é referência ostentando nota máxima em avaliação in loco do Ministério da Educação (MEC).

O Doutorado em Direito possui área de concentração em empreendimentos econômicos, desenvolvimento e mudança social subdividida em duas linhas de pesquisa: Empreendimentos econômicos, processualidade e relações jurídicas; Relações empresariais, Desenvolvimento e Demandas Sociais.

De acordo com a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, a solidez de ensino na área jurídica é importante para a cidade. “São mais de 20 anos formando bacharéis, uma graduação com nota máxima e uma experiência de mais de uma década de funcionamento do Mestrado em Direito. Durante todo esse tempo foi possível estruturar um consistente programa de pós-graduação com inúmeros diferenciais, inclusive um ótimo processo de internacionalização”, explica.

Segundo Fernanda, a Instituição não cessa de realizar eventos institucionais vinculados a pesquisa e também a existência de uma política institucional permanente para aquisição e renovação do acervo bibliográfico. “Há investimento na área através de parcerias de intercâmbio com outros programas de pós-graduação e a criação, em 2001, da Revista Argumentum, atualmente classificada como B1”, acrescenta.

Os Programas de Mestrado e Doutorado da Unimar são orgulhos para a cidade de Marília e importantes para atrair juristas de todas as partes do país. “Estamos muito orgulhosos com esses resultados. Marília merece esse destaque nacional”, finaliza o reitor, Dr. Márcio Mesquita Serva.