Imagine fazer pesquisas, consultas on line, ler gibis raros em tempo em lazer e aprendizado com espaço que oferece acervo histórico, com livros raros e antigos, ao lado de sala de informática e até 65 mil obras de consultas na lista geral.
Com esse perfil a biblioteca do Univem (Centro Universitário Eurípides de Marília) tornou-se um centro de atração de leitores entre estudantes, alunos da pós, ex-alunos e público em geral em Marília.
O volume de atendimento, que sempre foi considerado alto surpreendeu no balanço de retorno de carnaval: 1.200 títulos em apenas um dia. Em média, a biblioteca recebe até 400 retiradas, com mínimo de 200 pessoas em busca de livros, revistas, publicações científicas, dissertações e outros.
É um caso raro no setor para ex-alunos, que podem ter ficha e movimento normal. E há também títulos que podem ser retirados pela comunidade, como a biblioteca espírita. A consulta no local, inclusive com acesso a computadores e informática, é aberta a todo público.
“Temos também DVDs, acervo especial para deficientes visuais como livros em braile, com fonte ampliada ou em áudio. Também assinamos bases de dados para pesquisas, com serviços que são caros e reúnem importantes períodos científicos”, explica a bibliotecária Aline Correa Maldonado, responsável pelo espaço.
Outro diferencial da biblioteca é o horário: atende de segunda a sexta- das 8h às 23h e aos sábados das 8h às 16h30.
O Univem oferece ainda uma revisteca, onde adultos, crianças e adolescentes acompanham títulos de revistas, algumas muito antigas, e gibis raros.
A Biblioteca “Dr. Christiano Altenfelder Silva” funciona na sede do Univem, na avenida Hygino Muzzi Filho, 529 no campus universitário.