Pós-Graduação

Capes aprova e Famema terá Doutorado em Saúde e Envelhecimento

Maria Angélica Spadella; Haydée Maria Moreira; Osni Lázaro Pinheiro e Agnaldo Bruno Chies
Maria Angélica Spadella; Haydée Maria Moreira; Osni Lázaro Pinheiro e Agnaldo Bruno Chies | Divulgação - Famema

A Famema (Faculdade de Medicina de Marília) pretende lançar em 2025 edital para primeira turma de Doutorado em Saúde e Envelhecimento.

O curso acaba de receber aprovação pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), do Ministério da Educação. Vai enfrentar mais alguns meses de tramite até homologação da decisão e lançamento.

“A partir dessa aprovação, a proposta segue à Câmara de Educação Superior e posteriormente, vai à homologação pelo Ministro da Educação. Este ato normalmente leva um tempo, em torno de quatro a seis meses”, diz coordenadora do Programa, Maria Angélica Spadella

A expectativa é lançar processo seletivo para a primeira turma com 15 vagas e iniciar o curso em 2026.

O projeto de implantação do curso chegou À Capes em dezembro de 2023. A Famema precisou cumprir pressupostos e exigências Conselho Técnico-Científico da Educação Superior.

O diretor geral da Famema, Valdeir Fagundes de Queiroz, atribui a medida à dedicação de todos os envolvidos.

“Os coordenadores, docentes, discentes e funcionários, estão de parabéns por esta significativa e difícil conquista”. 

O diretor de Pós-graduação e Pesquisa, Osni Lázaro Pinheiro destaca que a conquista vai exigir esforços, responsabilidade e gestão ‘redobrados”.

“Os desafios são grandes. Estamos dando um passo a mais, agora com o curso de doutorado. Estamos muito felizes com esta excelente conquista”.