Educação

Caravana da Apeoesp vai visitar escolas que escaparam da reorganização

Escola ocupada durante campanha contra reorganização
Escola ocupada durante campanha contra reorganização

A Caravana da Educação, uma nova proposta da campanha salarial lançada pela Apeoesp, sindicato dos professores da rede estadual, vai percorrer o estado para discutir investimentos na área de visitar todas as escolas incluídas no programa de reorganização lançado pelo governo em 2015, o que inclui atividades em Marília e região.

O projeto integra calendário de mobilização dos professores, que atravessam mais um ano com reajuste zero, e envolve também propostas de melhoria da qualidade de ensino na rede pública.

A reorganização da educação projetava fechamento de 94 escolas e mudanças nos ciclos de atendimento em outras 754, incluindo quatro em Marília. A caravana projeta passar em todas as unidades e ainda visitar as 162 escolas que chegaram a ser listadas pela Apeoesp com risco de fechamento.

Para isso, três ônibus devem percorrer o Estado entre os dias 9 e 20 de maio. Roteiro e datas de visitas em cada cidade ainda não foram divulgados pelo sindicato.

A Apeoesp pede que os professores envolvam os estudantes e pais de alunos no debate sobre a qualidade de ensino, além de promover unificação de campanhas com outras categorias do funcionalismo público.

No dia 24 de maio os professores fazem mais uma assembleia geral na capital, mas antes disso, no dia 17, uma audiência na Assembleia Legislativa vai cobrar aprovação do projeto do Plano Estadual da Educação além da instalação de uma CPI da Máfia da Merenda.