O Tribunal de Justiça de São Paulo recebeu, no último dia de junho, menção honrosa durante a cerimônia do “V Prêmio Conciliar é Legal” do Conselho Nacional de Justiça, na categoria Tribunal Estadual, pela iniciativa do Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania da Comarca de Marília na criação do 1º Cejusc Itinerante do Estado. Projeto que possui parceria com a Universidade de Marília (Unimar) caminha para a terceira edição beneficiando a comunidade da cidade.
De acordo com a Chefe de Seção Judiciário, Juliana Raquel Nunes, foi extremamente gratificante o reconhecimento pelo Conselho Nacional de Justiça, representado pelo presidente, ministro Ricardo Lewandowski, do trabalho realizado pelo Cejusc de Marília, Unimar e Ministério Público Federal.
“Essa gratulação nos ajuda a divulgar a conciliação e mediação como meio adequado de solução de litígios, além de propagar aos demais municípios a possibilidade de junção de esforços para prestar cidadania à população e obter resultados fortemente positivos, como a pacificação social”, explica.
O Cejusc Itinerante foi criado buscando a conjugação de esforços entre as instituições celebrantes para a ampliação do funcionamento do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania. “Além de atender demandas por meio da conciliação e mediação de conflitos, é possível prestar orientações jurídicas à comunidade local e outros serviços como emissão de carteiras profissionais, atendimentos sobre contribuições e benefícios do INSS, parcelamento de dívidas municipais através de ações da Prefeitura, entre outras”, acrescenta.
Em todas as edições do Cejusc Itinerante, a Universidade de Marília também firma parcerias com a Secretaria da Saúde para oferecer avaliação nutricional com laboratório gastronômico, triagem para atendimento odontológico e fisioterapêutico, orientação quanto à obesidade infantil, Doenças Sexualmente Transmissíveis, combate à dengue, exame para determinar tipo sanguíneo e aferição de pressão arterial. Com às Secretarias do Esporte e da Cultura, a Universidade efetuou torneio de futebol, plantio de árvores, oficinas de cultivo e apresentação de grupo de dança.
Juliana também destacou a importância da Unimar com a própria instalação do Centro em Marília que funciona nas dependências da Instituição. “Quando criamos o Cejusc foi possível acrescer um rol de serviços à população local e aos universitários proporcionando a integração no contato direto com a população, unindo teoria e prática”, finaliza.