Um dia histórico para área de educação em Marília. A Capes recomendou a abertura do primeiro curso de doutorado em Direito na cidade, a ser oferecido pela Unimar (Universidade de Marília).
A aprovação do curso foi votada na última reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES). A avaliação da Capes tem como base cinco eixos: proposta do programa; corpo docente; corpo discente, teses e dissertações; produção intelectual e inserção social.
A oferta do doutorado vai complementar uma estrutura de ensino, pesquisa e extensão que já oferece o curso de graduação em direito, Mestrado com nota 4 da Capes e diferentes eventos de aperfeiçoamento, pós-graduação e especialização.
A notícia foi comemorada pelo reitor da Universidade, Márcio Mesquita Serva, que lembrou processo de evolução dos cursos e da própria instituição.
O curso prevê oferta de cinco vagas de doutorado por semestre, formação de três anos em duas áreas de pesquisa e aperfeiçoamento profissional.
O processo seletivo para as vagas deve acontecer em março, segundo o pró-reitor de Pós Graduação da Unimar, o procurador da República Jefferson Aparecido Dias.
O curso é incluído pela Capes na relação de “cursos recomendados e reconhecidos e passa a integrar o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e a ter suas atividades sistematicamente avaliadas e acompanhadas pela Capes;
A Unimar abre o curso com nota 4, entre as maiores do país. Entre as dezenas de cursos avaliados em todo o país pela Capes nesta quinta, apenas um – na Federal do Rio Grande do Sul – teve nota acima da Unimar.