Educação

Dia de campo e palestras atualizam futuros agrônomos e veterinários em Marília

Dia de campo e palestras atualizam futuros agrônomos e veterinários em Marília

Acadêmicos dos cursos de Ciências Agrárias da Universidade de Marília (Unimar) realizaram nesta semana importantes atividades para formação e preparação para o mercado de trabalho. Enquanto os futuros engenheiros agrônomos estiveram em “Dia de Campo”, os médicos veterinários assistiram palestra sobre empreendedorismo.

De acordo com o docente da disciplina, Dr. Cledson Garcia, após uma série de debates teóricos, os acadêmicos do curso de Engenharia Agronômica foram até a Fazenda Experimental “Marcelo Mesquita Serva” verificando in loco a integração da lavoura e da pecuária. “Na fazenda da Universidade temos uma área com plantio de milho juntamente com capim. Após a colheita do milho e no período de seca, o espaço se torna pasto para os rebanhos de ovinos e bovinos. Essa técnica sustentável é uma forma de não degradar o meio ambiente e utilizar o mesmo espaço para as duas atividades”, explica Cledson.

Já os alunos do curso de Medicina Veterinária receberam dois profissionais que falaram sobre empreendedorismo. Catia Denise Saraiva Bressiane, professora adjunto da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araçatuba e José Antônio Soares, professor de gestão e marketing e processo de produção da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Itapetininga trouxeram conceitos, técnicas e suas aplicabilidades para os futuros profissionais.

“Percebemos uma grande necessidade de as grades curriculares dos cursos de graduação conterem empreendedorismo como disciplina. Os alunos, em muitos casos, saem tecnicamente preparados, mas não sabem empreender e interrompem seus sonhos. No Brasil, 30% das micro e pequenas empresas encerram suas atividades com menos de um ano de existência e 70% das empresas que ultrapassam os 12 meses não completam cinco anos”, explica Soares.

Para o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar, Dr. Fábio Manhoso é muito importante que os acadêmicos sejam preparados através de palestras e casos de sucesso. “Temos um curso muito conceituado que forma com qualidade. Sabemos a necessidade de ministrar a filosofia de empreendedorismo e por isso promovemos diversas atividades como esta palestra”, finaliza.