Educação

Doenças sistêmicas em pacientes dermatológicos

ESTUDO DE ASSOCIAÇÃO DE DOENÇAS SISTÊMICAS, EM ESPECIAL, DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM PACIENTES DERMATOLÓGICOS ATENDIDOS NUM AMBULATÓRIO DERMATOLÓGICO

A presente pesquisa se propôs estudar a prevalência de doenças sistêmicas e, mais especificamente, doenças cardiovasculares, em pacientes atendidos num ambulatório de dermatologia. Para tanto, realizou-se um estudo retrospectivo, transversal, através de consulta aos prontuários de pacientes atendidos no ambulatório de Dermatologia da Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU) de Marília, São Paulo durante os anos de 2010 a 2013.

O paciente dermatológico é um ser humano que deve ser analisado como um todo. A revisão da literatura mostrou várias condições sistêmicas associadas a doenças dermatológicas, alertando sobre problemas cardiovasculares, como dislipidemias, síndromes metabólicas, diabete melito, entre outros. 

Várias doenças dermatológicas, além de suas manifestações específicas, apresentam comprometimento sistêmico. No entanto, não encontramos na literatura, estudos de prevalência de doenças sistêmicas em pacientes dermatológicos, mais especificamente, de doenças ou manifestações cardiovasculares. Estes pacientes procuraram espontaneamente o Serviço para atendimento dermatológico. Os pesquisadores não tinham conhecimento prévio das doenças dermatológicas diagnosticadas,  bem como as repercussões sistêmicas, antes do estudo dos prontuários. Foram coletados os dados de 925 pacientes atendidos no ambulatório de dermatologia. 

A tabulação dos dados revelou o predomínio do gênero feminino (68,32%) e raça branca (72%). As idades variaram de 1 a 93 anos, (média de 43,16 anos). Foram encontradas 223 doenças dermatológicas diferentes e 14 doenças com risco cardiovascular. As doenças sistêmicas mais frequentes foram diabete melito, dislipidemia e hipertensão arterial. 

As associações das doenças sistêmicas e doenças cardiovasculares encontradas nesta população foram comparadas com a literatura e constatou-se uma prevalência maior com relevância estatística de diabete melito e hipertensão arterial, mostrando que as doenças dermatológicas podem estar associadas com determinadas doenças sistêmicas. 

Nivaldo Fracacio Junior – Acadêmico do curso de medicina da Universidade de Marília. Bolsista PIBIC/CNPq.

Prof. Dr. Heron Fernando de Souza Gonzaga – Docente, orientador e coordenador do curso de medicina da Universidade de Marília.

Profa. Dra. Maria Augusta Jorge – Profa. Dra. Thereza Laís Menegucci Zutin –  Docentes colaboradores
Financiamento – CNPq-PIBIC