Educação

Emdurb vai contratar radares, fiscalização e gestão em Marília; veja pontos

Emdurb vai contratar radares, fiscalização e gestão em Marília; veja pontos

A Emdurb (Empresa de Mobilidade Urbana) de Marília divulgou edital de contratação9 de uma empresa terceirizada para implantação de sistemas de operação e fiscalização no trânsito da cidade com a implantação de sistemas de radares em quase 60 pontos da cidade, basicamente grandes avenidas.

O edital prevê contratação de sistemas fix0os e móveis e além da fiscalização e multas de trânsito estabelece serviços combinados de procedimentos administrativos, gestão, processamento de dados, controle de serviços de transporte – como taxis e mototaxis – e mais medidas.

A Emdurb marcou para o dia 10 de janeiro a abertura dos envelopes com as propostas técnicas. Depois fará análise de preços até contratação final da vencedora, que em um lote vai levar todos os serviços para fornecer equipamentos, sistemas e todos os procvedimento0s tão diversificados.

Os radares devem ser instalados 60 dias após a ordem de serviço, o que está projetado para acontecer ainda em 2023.

Segundo o edital, “estudos mostram que a principal causa de acidentes no trânsito é a imprudência do condutor aliada ao excesso de velocidade.” A Emdurb diz ainda que “experiências em todo o mundo demonstram que um dos meios mais eficazes para reduzir o número de mortos e feridos em acidentes de trânsito é a adoção de um programa de fiscalização eletrônica”.

A empresa vai instalar, implantar, transmitir dados e imagens e operar os equipamentos nos locais e na quantidade estabelecida pela Emdurb, além de proceder manutenção, reposição de peças, aferição dos equipamentos e execução de obras de infraestrutura e dispositivos necessários para o seu perfeito funcionamento.

A Emdurb prevê operação de 25 conjuntos de aparelhos móveis com talão eletrônico de infração, além de radares fixos para duas e quatro faixas, sistemas de lombada eletrônica e sistemas híbridos

Veja detalhes dos sistemas

–  SOFTWARE DE GERENCIAMENTO E PROCESSAMENTO DE INFRAÇÕES DE TRÂNSITO
Locação de Sistema Computacional (software), para processamento de Autos de Infração de Trânsito (AIT) municipais desenvolvido para plataforma desktop e banco de dados

– EQUIPAMENTO DE FISCALIZAÇÃO METROLÓGICA – TIPO FIXO
Deverá fazer a detecção, registro da velocidade e da imagem dos veículos que passarem acima da velocidade máxima permitida. Na imagem capturada o equipamento deverá permitir a identificação do veículo infrator quanto a sua marca, modelo e placa tendo uma resolução mínima de 752 x 480 pixels. Os registros das infrações de velocidade deverão o conter, além da placa do veículo legível na imagem, os seguintes dados em tarjas acrescidas à mesma: Velocidade medida; Velocidade regulamentada para o local; Velocidade considerada em km/h; Data e hora da infração; Deverá possibilitar o registro da imagem tanto pela frente quanto pela traseira do veículo, a critério da contratante.

– EQUIPAMENTO DE FISCALIZAÇÃO METROLÓGICA – TIPO LOMBADA ELETRÔNICA
A Lombada Eletrônica se diferencia de um registrador de velocidade convencional por ser instalado de forma ostensiva, bem visível aos motoristas, em locais de baixa velocidade, forçando o respeito deles ao limite de velocidade no ponto monitorado, como se fosse uma lombada convencional. Para cada faixa o equipamento deverá ter display que seja visível a qualquer hora do dia ou da noite e sob quaisquer condições climáticas por condutores e pedestres, com dispositivo na cor vermelha que seja acionado automaticamente quando for detectado um veículo trafegando em acima da velocidade (acima da tolerância) em situação de infração. Deverá fazer a detecção, registro da velocidade e da imagem dos veículos que passarem acima da velocidade máxima permitida acrescida da tolerância

– EQUIPAMENTO E SOFTWARE PARA TALÃO ELETRÔNICO DE INFRAÇÕES DE TRÂNSITO
Locação de 25 (vinte e cinco) equipamentos do tipo dispositivo móvel com no mínimo as seguintes características: Tela colorida de no mínimo 5′ e no máximo 7 polegadas com o recurso touch screen.

Veja abaixo a previsão dos pontos para instalação dos sistemas: