Educação

Emei Marina Betti Cezar instala bebeteca para alunos em Marília

Emei Marina Betti Cezar instala bebeteca para alunos em Marília

Livro de brincar, montar, em papel ou de tecido, com som, textura e até para mergulhar na água. São alguns dos “brinquedos” para unir aprendizado e lazer que crianças da Emei Marina Beti Cezar, no Jardim Califórnia, passam a usar com a bebeteca em Marília.

A escola municipal foi entregue em junho do ano passado, mas a biblioteca dos bebês ainda não havia sido concluída. Com a aquisição de cerca de 400 livros, as crianças passaram a contar com mais um espaço de aprendizado, em consonância com as necessidades da faixa etária.

A diretora Alessandra Rodrigues da Silva, explica que os diferenciais no desenvolvimento das crianças que têm contato com esse tipo de material são notáveis, sobretudo antes dos três anos.

“O despertar para o aprendizado é natural do ser humano, mas pode ser estimulado quando temos as ferramentas certas para trabalhar”, afirma.

Com tecnologia e materiais especiais, os livros-brinquedos costumam ser mais caros que os convencionais, por isso muitas crianças não têm esse tipo de artigo em casa. Dessa forma, as “bebetecas” oferecem às famílias um suporte importante nos primeiros anos de vida da criança.

A coordenadora pedagógica Melissa Gomes Vaz Medeiros lembra que a “bebeteca” garante a relação entre infância e imaginação, ao mesmo tempo que potencializa a ligação entre crianças e literatura, favorecendo o pleno desenvolvimento dos bebês.

Sandra Letícia Pichler, supervisora da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação destaca ainda que o contato com livros, desde os primeiros meses de vida, desenvolve a apreciação estética, o vocabulário, familiariza a criança com o estilo formal da linguagem escrita e contribui para sua formação humana, ampliando suas experiências.

O secretário da Educação, Beto Cavallari  educador destacou a importância de incluir no cotidiano da rede escolar os recursos com eficácia no processo de desenvolvimento pedagógico.

A escola, que faz homenagem à educadora e líder comunitária Marina Beti Cezar, já apresenta diferenciais de estrutura pelo modelo do prédio, que segue projeto do governo federal, e estrutura de atendimento às crianças. Espaços especiais de uso, incluindo concha de eventos, são alguns dos destaques do prédio, que atende bairro popular da cidade.