A escola estadual Carlota de Negreiros Rocha, no bairro Fragata, em Marília, foi a terceira melhor do Estado para ensino fundamental 1 –quinto ano letivo (antiga quarta série) na avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
Com índice 8,3, a Carlota ficou muito acima da média das escolas na cidade – 6,5 – e do Estado – 6,4- na mesma categoria. Os dados são todos de 2015.
Além do índice que foi destaque estadual, a escola ainda superou as meta estabelecida pelo Ideb, que era de 7,4. Outras sete escolas conseguiram bater a meta na cidade. No ensino fundamental 2 (9º ano), foram avaliadas 30 escolas estaduais e nove atingiram a meta.
A rede municipal, controlada pela prefeitura, atingiu média 6,9, mas 14 escolas das 19 avaliadas conseguiram bater meta.
O Índice foi criado para avaliar a qualidade de escolas e das redes de ensino. Combina a taxa de aprovação escolar com o desempenho dos alunos.
O cálculo usa resultados de dois exames oficiais (Saeb e Prova Brasil), aplicados a cada dois anos no 5º e no 9º ano do ensino fundamental e no 3º ano do médio.
A partir dos resultados, o MEC estabelece metas de desempenho por escola, município, Estado e geral do Brasil. O estado de São Paulo atinge índice geral de 3,9, o maior do país, mas ainda assim ficou abaixo da meta do MEC, que era de 4,2.
Segundo a Secretaria Estadual da Educação, as escolas estaduais de Marília avançaram nos ciclos Iniciais (1º ao 5º ano) e Finais (6º ao 9º ano).
Nos Anos Iniciais, a média de Marília avançou de 6,5 em 2013 para 7,2 em 2015. Nos Anos Finais os alunos da rede estadual avançaram de 4,9 para 5,0.
As notas do Ensino Médio por munícipio não são divulgadas pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.