Educação

Escola pública supera desafios e faz mostra de arte com alunos e apoiadores

Escola pública supera desafios e faz mostra de arte com alunos e apoiadores

A Escola Estadual Antônio Augusto, da zona sul de Marília, realizou nesta quarta-feira a II Mostra de Arte e Cultura, um projeto que envolveu 600 estudantes, dirigentes e professores da escola com apoio de parceiros do Projeto Escola da Família na unidade e da Escola José Alfredo, também na zona sul.

Além do importante trabalho com formação cultural, produção e atuação em equipe, a exposição revela superação de desafios para a escola, que enfrenta há anos crise financeira provocada por perda de repasses em gestões passadas.

A mostra trouxe como tema “Tarsila e toda a nossa Brasilidade”, em homenagem à artista Tarsila do Amaral, pintora, desenhista e tradutora brasileira e uma das figuras centrais da pintura e da primeira fase do movimento modernista no Brasil.

Os trabalhos foram expostos no auditório e algumas áreas externas da Famema (Faculdade de Medicina de Marília) e poderão ser vistos até esta sexta. 25, na Rua Monte Carmelo, n. 800 – Fragata.

O projeto teve o apoio do Projeto Severinos, desenvolvido por alunos da Famema para atendimento em saúde a comunidades de assentados; do Hospital de Clínicas, FAMEMA, Unesp de Marília e da Polícia Militar de Vera Cruz.

A mostra teve o intuito de levar os adolescentes estudantes da rede pública estadual de ensino a produzirem arte e foi desenvolvida sem qualquer apoio de secretarias municipais ou estaduais.
 
O trabalho faz a um mergulho no universo artístico, permite conhecer referências e explorar materiais como base para produzir.
 
Inclui telas em material reciclado pelos estudantes, apresentações musicais, teatrais, dança, poesia e Coral, como um modo de escola, família e comunidade compartilhar momentos, aprender junto e prestigiar de modo interdisciplinar toda a nossa Brasilidade.

A abertura da mostra reuniu 250 pessoas entre alunos, familiares e comunidade das escolas estaduais Antônio Augusto Netto e José Alfredo de Almeida.

Todo o material e as apresentações vêm sendo produzido e ensaiado desde agosto de 2019.

Os alunos usaram material reciclado e por meio de doações da comunidade, programa escola da Família e de alguns professores e da diretora da escola Gisele Gelmi (papéis diversos, cola, EVA, materiais de reciclagem, lápis de cor, tintas, telas e etc.)

A policial militar Adriana Pelloso, do destacamento da policia Militar de Vera Cruz, produziu maçãs do amor com frutas doadas pelo projeto Severinos. O HC e a Famema cederam local e equipamentos, auxiliando no momento do evento.

A Unesp de Marília, por meio da professora Maria Valéria Barbosa, contribuiu emprestando os suportes para as atividades.

Os estudantes se uniram e levaram o violão, cabos e outros instrumentos necessários pessoais ou emprestado de amigos.

O Programa Escola da Família da EE Antônio Augusto Netto, por meio da coordenadora Claudia Lara, auxiliou alunos e professores na confecção,  nas aquisições de materiais que foram produzidos para a exposição.

Confira na galeria mais imagens da exposição