A partir de 2020 estudantes matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio na rede estadual de São Paulo vão ganhar uma aula a mais e um aumento na carga horária de 15 minutos por dia. O sistema aproveita práticas d já aplicadas em 633 escolas da rede estadual desde 2012.
Os estudantes terão sete aulas diárias de 45 minutos cada, em vez de seis como é hoje. Todas as disciplinas regulares ficam mantidas. Os professores terão mais oportunidades para compor sua jornada de trabalho e ainda receberem formação especializada para isso.
Quando estiver em vigor, os estudantes do período matutino passam a sair da escola às 12h35 – não mais às 12h20. No período vespertino, a saída passará a ser às 18h35 – atualmente é às 18h20.
No novo projeto pedagógico os estudantes ganharão duas aulas por semana de uma atividade chamada “Projeto de Vida”, mais duas aulas do componente Eletivas e uma de Tecnologia. As escolas vão oferecer um “cardápio” com sugestões de temas a partir do levantamento de experiências de sucesso da rede.
Serão temas como empreendedorismo, ética e cidadania, olimpíadas de conhecimento, teatro, comunicação não violenta e mediação de conflitos, entre outras a serem definidos junto com a rede.
O estudante também participará da definição do conjunto das eletivas e poderá escolher entre as opções disponíveis no mesmo horário. Além disso, serão disponibilizadas duas aulas semanais de Projeto de Vida, em que os estudantes farão atividades para definirem seus objetivos, planejarem seus rumos futuros e se organizarem para chegar onde querem.
Os professores da rede estadual interessados em lecionar as aulas da nova proposta pedagógica poderão se inscrever em um processo seletivo que será conduzido pelos diretores de cada escola.
A seleção será baseada em habilidades e os professores receberão formação específica. Os docentes da própria escola poderão compor até 40% de sua jornada com as novas disciplinas.
Por fim, a disciplina de Tecnologia pretende trabalhar quatros elementos com os alunos: o pensamento computacional, a cidadania digital, a cultura digital e o uso de diferentes mídias e tecnologias.
Essa disciplina é estruturada para ocorrer independentemente do nível de maturidade tecnológica da escola, ou seja, os alunos poderão se beneficiar das descobertas que a tecnologia permite, qualquer que seja a quantidade de computadores, qualidade da conexão à internet ou nível de familiaridade dos professores com as tecnologias digitais. O objetivo é usar a tecnologia como ferramenta para comunicação, criação de projetos e soluções.