Educação

Escolas municipais vão promover festas ‘juninas’ até agosto

Escolas municipais vão promover festas ‘juninas’ até agosto

As escolas municipais de Marília iniciam neste final de semana calendário de festas juninas, que terá atividades até agosto em 57 unidades da rede pública. A estimativa é atrair até 80 mil pessoas.

A abertura das festas será neste sábado (01), na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Balão Mágico, na zona Sul, e na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Edméa Braz Rojo Sola, na zona oeste da cidade – confira todas as datas abaixo.

Tradicionais no calendário escolar, os eventos fazem parte do planejamento das escolas e também do currículo escolar, por meio da valorização das manifestações artísticas, folclore regional e cultura brasileira.

E também, conforme explica a supervisora de Educação Básica, Karina Carrião Gomes de Oliveira, um importante momento de confraternização da comunidade escolar e fonte de renda das APMs (Associações de Pais e Mestres), que participam da melhoria do ambiente da escola.

“As festas são esperadas com expectativas pelos pais, pelas crianças e a comunidade do entorno. Não é um evento interno, mas da população, além dos muros escolares. Uma novidade neste ano é que todas as Emeis – antes algumas faziam festividades mais restritas – também estarão com portões abertos a todos”, disse Karina.

A servidora pública Maria Eliane Basseto Barbosa, 45 anos, mãe da Giovana (seis) e João Pedro (12 anos) conta que a família espera com expectativa a data. O filho já passou pela rede municipal e sempre participou dos eventos. Atualmente a filha é aluna da escola Edméa Sola.

“Ficamos na expectativa de participar e assistir às danças das crianças. Elas são um show à parte. Gosto de participar também nas escolas das amigas da minha filha e do meu sobrinho. São momentos de lazer muito prazerosos, com amigos e familiares”, conta.

As festividades, que começam neste sábado, terminam apenas no dia 24 de agosto com a “Capelozza Fest”, na Emef Américo Capelozza, na zona norte da cidade. Veja a programação completa