Ciência da Computação

Estudante da Unimar é destaque na Olimpíada Brasileira de Informática

Guilherme destaca suporte e qualidade da universidade
Guilherme destaca suporte e qualidade da universidade | Universidade de Marília

O estudante Guilherme Lopes Bertacini, acadêmico em Ciência da Computação da Unimar (Universidade de Marília), foi destaque na Olimpíada Brasileira de Informática. Ficou entre os cem melhores e superou mais de 3 mil participantes.

A conquista reflete a qualidade de ensino oferecido pela Instituição, a qual tem se evidenciado na formação de profissionais na área de tecnologia

Segundo o coordenador dos cursos de Tecnologia da Informação (TI) da Unimar, Prof. Dr. Caio Saraiva Coneglian, o resultado reflete o talento dos estudantes e a qualidade do ensino.

Excelência no ensino

“Guilherme teve um destaque especial ao se classificar para a etapa nacional e figurar entre os melhores competidores. Como coordenador, sinto-me muito orgulhoso dessa conquista e parabenizo o aluno pelo excelente desempenho. Destaco também o trabalho de excelência realizado por toda a equipe acadêmica.”

Guilherme conta que participar e alcançar esse resultado na fase nacional da Olimpíada Brasileira de Informática foi uma experiência incrível e desafiadora.

“Ver o fruto do meu esforço me deu motivação para evoluir, prosperar e aprofundar meu conhecimento na área. Foi gratificante perceber que o tempo dedicado aos estudos e a preparação proporcionada pela Unimar fez a diferença. Permitiu competir com estudantes de alto nível.”

Aprimorar conhecimento

Ele diz que sempre participou de competições desafiadoras e viu na OBI uma oportunidade não só de testar, mas também de aprimorar conhecimentos.

As provas exigem ainda habilidades em programação e na resolução de problemas lógicos. “Além disso, participar de uma competição como essa me permitiu sair da zona de conforto, conhecer os altos padrões exigidos na área e me desafiar ainda mais.”

Para o acadêmico, o curso de Ciência da Computação da Unimar foi fundamental nesse processo. “A Unimar foi fundamental, tanto pelo incentivo dos professores quanto pelos recursos oferecidos. Desde o início, tive incentivo a participar de competições e a desenvolver minhas habilidades por meio de projetos, treinamentos e atividades extracurriculares. Além disso, a faculdade promove um ambiente que valoriza a busca pelo conhecimento. Oferece todo o suporte necessário para o desenvolvimento acadêmico e profissional, o que tornou essa conquista possível.

A Olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Informática é um evento Sociedade Brasileira de Computação e pela Unicamp, e consiste em uma competição nacional que promove o interesse pela ciência da computação entre estudantes.

Dividida em duas modalidades, Iniciação e programação, a OBI abrange alunos do Ensino Fundamental ao Superior. Os melhores colocados recebem medalhas e podem participar da Semana Olímpica na Unicamp, com treinamentos avançados e seleção para competições internacionais, incentivando a formação de talentos na área tecnológica.”

Neste ano, a fase nacional da Olimpíada Brasileira de Informática teve sede em Marília pela primeira vez, na Unimar. Ainda segundo o coordenador, a participação na OBI reflete a qualidade da Instituição.

“Sediar esse importante evento comprova o compromisso da Unimar em proporcionar aos alunos oportunidades de destaque em competições nacionais. Pela primeira vez, a universidade tornou-se uma das sedes da Olimpíada, consolidando seu papel de referência em tecnologia na nossa região”, finaliza.