Educação

Estudantes de Marília divulgam pesquisa de tecnologia em simpósio internacional

Prof. Ildeberto Bugatti e os alunos de Sistemas de Informação, Marcelo de Souza da Silva dos Santos e Valdeir da Silva Neto.
Prof. Ildeberto Bugatti e os alunos de Sistemas de Informação, Marcelo de Souza da Silva dos Santos e Valdeir da Silva Neto.

Os alunos do 2º ano do curso de Sistemas de Informação do Univem, Marcelo de Souza da Silva dos Santos e Valdeir da Silva Neto, sob orientação do Prof. Ildeberto Bugatti, apresentaram o trabalho “Estudo De Ferramentas de Reconhecimento e Comandos por Voz para Português do Brasil” durante o VI Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, evento que aconteceu na cidade de Uberlândia entre 19 e 21 de outubro.

O projero busca desenvolver uma ferramenta de reconhecimento de voz utilizando estudos apresentados pelo Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), com a finalidade de gerar um banco de dados contendo um conjunto de comandos por voz que contemple as características fonéticas das variantes do Português do Brasil, 

O SIELP – Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa – é um evento acadêmico-científico que objetiva promover reflexões em torno do ensino de Língua Portuguesa, tornando possível o diálogo entre pesquisadores brasileiros e com pesquisadores de instituições estrangeiras. Configura-se, portanto, como mais um momento de discussão e circulação de ideias e de trabalhos que fundamentam as principais linhas de pesquisa relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa.

Ildeberto Bugatti, professor dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem, lembra que o trabalho é fruto de pesquisas desenvolvidas no âmbito da iniciação científica que é estimulada desde o 1º ano nos alunos  de Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

“Embora haja várias tecnologias para reconhecimento e comandos por voz disponíveis no mercado, muitas aplicadas a sistemas de controle de processos e automação como aquelas presentes em computadores portáteis – smartphones, tablets, notebooks – ou embarcados – indústria automobilística, poucas utilizam técnicas de reconhecimento de voz aplicadas especificamente para o Português do Brasil, fato que gera problemas quando da utilização dos comandos: fabricantes e montadores de mobiles ou veículos dotados de sistemas com comados de voz no Brasil têm dificuldades em considerar todas variantes linguísticas para que o equipamento funcione de modo adequado com proprietários de qualquer região do país”.

A publicação e participação dos alunos e do professor orientador teve o apoio do COMPSI – Computing and Information Systems Research Lab, laboratório de pesquisa mantido pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem que estimula o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas que possibilitam a formação ampliada dos alunos e apoia a participação e publicação dos resultados de pesquisas em eventos nacionais e internacionais.

O Prof. Dr. Elvis Fusco, coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem, lembra que este ano os alunos já tiveram publicações internacionais nos eventos: 

8th International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics (USA);
18th International Conference on Human-Computer Interaction (Canadá);
IoTBD, International Conference on Internet of Things and Big Data (Itália);
4th WorldCist – World Conference on Information Systems and Technologies;
22nd Iberchip Workshop;
11th International Conference in Digital Information Management (Portugal);
AHFE 2016 International Conference on Safety Management and Human Factors (USA).

Mais informações sobre as pesquisas e publicações dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem podem ser obtidas no site www.compsi.univem.edu.br.