Educação

Estudantes de Marília recebem medalhas por Olimpíada de Astronomia

Estudantes de Marília recebem medalhas por Olimpíada de Astronomia

A Secretaria Municipal de Educação entregou a 18 alunos de quatro escolas municipais medalhas por sua participação na 20ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), organizada anualmente por uma comissão da Sociedade Astronômica Brasileira e por engenheiros da Agência Espacial Brasileira.

A OBA é realizada em todo o Brasil e envolve alunos de escolas públicas e privadas, com recursos principalmente do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação.

Nesta 20ª Edição da OBA participaram 661.359 alunos representando 7.294 escolas. Da Rede Municipal de Ensino de Marília participaram alunos das Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), Antônio Moral, Mário Covas, Nelson Gabaldi e Nivando Mariano dos Santos.

O presidente do Grupo Regional de Astronomia de Marília (Grama) João dos Santos Frazão, parabenizou os alunos e informou que está em desenvolvimento um projeto para transformar Marília em Centro de Turismo Científico Cultural da Região.

“Estou feliz em ver o desenvolvimento destas crianças e poder dizer que estamos trabalhando com o apoio e a dedicação  do prefeito Daniel Alonso para termos em Marilia o maior Centro de Turismo Cientifico Cultural da Região”, disse Frazão.

O coordenador de Gestão Escolar da Secretaria Municipal de Educação, professor Joaquim Bento Feijão, explicou que a OBA promove e favorece o ensino Municipal como um todo, incentivando a pesquisa.

“É um tema transversal que envolve a questão da ciência e favorece à pesquisa em internet e livros para que possam responder ao questionário obrigatório da Olimpíada”, afirmou Feijão.

O secretário municipal de Educação, professor Beto Cavallari, lembrou que a OBA cria a possibilidade de transformar muitos alunos em cientistas no futuro.

“Temos um campo da ciência em que não só o conhecimento científico é levado às crianças, mas também o olhar do cientista. Tenho certeza que estas crianças, ainda que não saibam, estão dentro de um processo de desenvolvimento cientifico muito importante para o futuro”.

prefeito Daniel Alonso parabenizou alunos, pais, professores e demais servidores da Educação e lembrou que estes alunos se destacaram entre mais de 600 mil. “Temos aqui em Marília nossos campeões que muito bem representaram nossa cidade e nossa rede de ensino”, disse o prefeito.


Os alunos marilienses premiados foram:

Emef Antônio Moral
Medalha de Bronze: Érika Vitória Cordeiro Claro e Vitor de Lima Santos Rosa.

Emef Governador Mário Covas
Medalha de Ouro – Cinthia Raffaela Gomes Silva;
Medalha de Prata – Lívia Sales de Oliveira Pires e Gustavo Florêncio Balojay
Medalha de Bronze – Sabrina da Silva Amaro.

Emef Nelson Gabaldi
Medalhas de Prata – Rafaella Alves de Almeida, Miguel Perez Silva, Samuel Batista de Paula e  Sophia Kobor Dias
Medalha Bronze – Maria Cecília Muchaoski Sanches.

Emef Nivando Mariano dos Santos
Medalhas de Ouro – Cauã Silva Pereira, Diogo Alves da Silva, Isabele dos Santos Gomes, Maria Vitória do Amaral Oliveira e Richard Profeta da Silva
Medalhas de Bronze – Fábia Katrinny Milan da Silva Santos e Manoela Cristina da Silva Ferreira.