O curso de Ciências Contábeis da Universidade de Marília (Unimar) forma, há mais de quatro décadas, profissionais éticos e capazes de entender as mudanças no meio empresarial do Brasil e do mundo.
A qualidade de ensino do curso proporciona grande índice de aprovação no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), muito acima da média nacional.
De acordo com dados divulgados pelo CFC no Diário Oficial, o resultado da primeiraedição de 2017 do Exame revela que apenas 25,26% dos profissionais ou formandos do Brasil inscritos alcançaram aprovação da prova, enquanto no Estado de São Paulo o índice chega 31,3%. Na Universidade de Marília, porém, o número de aprovação é bem superior e ultrapassa os 50%.
“O histórico do curso é de aprovações bem acima das médias nacional, estadual e de outras instituições de ensino de Marília e cidades próximas. Contudo, sempre buscamos e temos conseguido melhorar o desempenho”, explica a coordenadora Ma. Ana Cláudia Rossetto.
Na última edição do ano passado, o curso de Ciências Contábeis da Unimar alcançou aprovação de 44% e também obteve melhor desempenho que as médias nacional (21,73%)e do Estado de São Paulo (25,58%). A Universidade de Marília fica acima mesmo quando o índice de aprovação aumenta em todo o país, como foi o caso da primeira edição do exame em 2016.
Enquanto no Brasil a média foi de 41,86% e em São Paulo de 49,25%, a Universidade de Marília aprovou mais de 60%. Outros cursos da cidade e região permanecem bem abaixo da média, conforme balanço no site do CFC (www.cfc.org.br)
Segundo a coordenadora, profissionais formandos em Ciências Contábeis são requisitados e podem atuar como contador, auditor externo e interno, analista financeiro, consultou ou empresário contábil.
“Nesta área o mercado de trabalho é garantido, desde que o profissional se mantenha atualizado e qualificado para enfrentar as constantes mudanças do mercado e legislação. Na Unimar, o objetivo é formar um profissional cada vez mais capacitado e mais de 90% dos aprovados ainda estão cursando os últimos semestres do curso”, acrescenta.
O curso na Unimar
Tal qualidade tem sido apontada, inclusive, pelo próprio Conselho Regional. De acordo com Ana em recente visita à Unimar, conselheiros do CRC visualizaram a matriz curricular do curso e valorizaram a modernidade do curso. “Os conselheiros perceberam que abrangemos as novas áreas do mercado como compliance, auditoria, contabilidade internacional, governança corporativa, entre outras. Em outras localidades, eles disseram que os cursos estão defasados”, finaliza.
Recentemente a Universidade inovou, mais uma vez, e conquistou para a cidade e região o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) através de parceria do curso de Ciências Contábeis e a Delegacia da Receita Federal em Marília. No Brasil há apenas 195 núcleos e este é o primeiro NAF de toda a região.
A iniciativa traz serviços e atendimento às pessoas físicas de baixa renda, às micro e pequenas empresas e ao público interno da instituição de ensino superior onde o núcleo será implantado como centro de geração de conhecimento contábil e fiscal.
Para saber mais sobre o resultado acesse a página do exame nacional: http://cfc.org.br/registro/exame-de-suficiencia/relatorios-estatisticos-do-exame-de-suficiencia/