Acostumado àquelas semanas acadêmicas cheias de palestras, painéis, visitas técnicas? Bem, a 31ª semana de arquitetura da Unimar tem tudo isso neste ano – uma programação que começou na segunda – mas decidiu ir muito além. Alunos dos cinco anos de curso e professores puseram a mão na massa em um projeto prático de reciclagem, pintura e paisagismo.
O resultado está em um novo visual para o bloco, a começar do jardim, passando por pintura de morais e um “parquete”, uma área de convivência com móveis todos feitos de madeira reaproveitada. Tudo com projetos, planejamento e mão-de-obra dos estudantes.
À noite, os alunos acompanham palestras técnicas que abordam temas do momento e necessidades práticas da profissão. Durante o dia carregam mudas, latas, madeira, pincéis e rolos, enxadas e outras ferramentas.
“Acho uma iniciativa muito boa, especial para a gente que está na reta final do curso, vê que tem um legado para pessoal que está chegando, para os calouros que vão ser aprovados agora no vestibular”, disse o aluno André Henrique Silva, 21, do terceiro ano.
Ele destaca que ainda tem as atividades técnicas e as visitas e as chances de conhecer painéis de projetos apresentados em eventos regionais e nacionais. Ele mesmo, bolsista de iniciação científica, participou em um destes eventos.
Professor Fernando Neto com alunos de arquitetura durante atividades práticas em semana de estudos na Unimar
O professor Fernando Neto, coordenador do curso, destaca o envolvimento de todas as turmas e professores. Disse que a semana cumpre sua função técnica, leva os alunos a fábricas de material de iluminação, esquadrias, cimento e outras, leva empresas até à instituição mas criou uma ação prática inovadora pelo tamanho do projeto e os diferentes módulos de trabalho.
“Temos as palestras com alguns profissionais de muito destaque na área, como o doutor Geraldini Júnior, uma autoridade do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) do Distrito Federal”, explica.
A programação de palestras envolve ainda uma aula sobre urbanismo social nesta terça, com temas como integração entre os centros urbanos mais antigos e as novas formas de ocupação nos bairros, especialmente nas periferias e projetos de moradias de interesse social.
Na quarta haverá informações práticas de parceiros – como patrocinadores que doaram material para as atividades práticas dos alunos- e na quinta-feira uma palestra sobre tramitação de projetos na prefeitura de Marília.
“É uma atividade prática importante., Eles sabem na faculdade como fazer, como apresentar um projeto. Vão saber como é a tramitação, a aprovação na prefeitura.”