Educação

Juíza do DF faz palestra sobre violência contra mulher em Marília

Juíza do DF faz palestra sobre violência contra mulher em Marília

A Universidade de Marília (Unimar) recebeu a juíza titular do Juizado de Violência Doméstica de Sobradinho/DF, Dra. Rejane Zenir Jungbluth Suxberger em comemoração à Campanha “16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher” celebrada no Dia Internacional Contra Violência Doméstica.

A palestra foi realizada em parceria com a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e Cidadania, e Ministério Público.

A juíza, especialista em ciências criminais pela Fundação Escola do Ministério que participou do livro “A Mulher e a Justiça – A Violência Doméstica sob a Ótica dos Direitos Humanos”, explicou que é de suma importância a disseminação de formas de denúncia e proteção às mulheres.

“Embora a lei Maria da Penha exista há 10 anos, ainda enfrentamos índices elevados de violência contra a mulher. Precisamos sempre relembrar as faces da violência doméstica que atinge todas as classes sociais e raças e conscientizar a sociedade a proteger as mulheres”, explica.

Segundo ela, ainda que as pesquisas apontem para um número superior de casos de violência doméstica nas capitais, é necessário olhar com cuidado para o interior. “Em cidades do porte de Marília ou inferiores, por exemplo, é possível que existam casos escondidos por conta da falta de informação e dificuldade da mulher encontrar algum órgão que a proteja. Por isso é importante discutir o tema”, acrescenta.

A Campanha “16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher” é um movimento internacional que acontece desde 1991, com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. No Brasil, a data de início da Campanha foi antecipada para o dia 20 de novembro e se encerra no dia 10 de dezembro.

O encontro foi uma oportunidade para debate do tema e troca de informações. “A Dra. Rejane tem obtido bons resultados no Distrito Federal, devido às boas práticas que vem adotando por lá”, finalizou.