Um dos principais projetos de extensão da UNIMAR é o denominado “Marília Cidadã – Cejusc Itinerante”, o qual resultou de uma parceria da Universidade com o Ministério Público Federal e o Tribunal de Justiça de São Paulo. O seu principal objetivo é levar serviços públicos de qualidade à população de toda a cidade.
O projeto, apesar de se assemelhar aos Mutirões da Cidadania, na verdade é uma versão aprimorada dos eventos que eram promovidos pelo Ministério Público Federal em conjunto com a Marília Transparente (MATRA).
Isso porque ele passou a ser organizado pelo Tribunal de Justiça, por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Marília, o que permite que audiências de conciliação e várias outras medidas jurídicas extrajudiciais possam ser realizadas.
Esse é o grande diferencial do CEJUSC, que busca solucionar os conflitos sem a necessidade da judicialização, permitindo uma maior celeridade na solução de tais conflitos e, com isso, uma pacificação social mais eficiente do que aquela promovida pelo Poder Judiciário em sua atuação tradicional que, normalmente, demanda um tempo maior para se efetivar.
Além dessa inovadora atuação do Tribunal de Justiça, os atendimentos e serviços promovidos pela UNIMAR são um grande diferencial do projeto.
Normalmente são oferecidos pela Universidade à comunidade os seguintes serviços: oficinas de nutrição sustentável, oficinas de plantio e cuidados de hortas caseiras, orientações de higiene bucal, orientações quanto a obesidade infantil, orientações de doenças sexualmente transmissíveis, atendimento como aferição de pressão arterial, tipagem sanguínea, teatros infantis, oficinas lúdicas com as crianças, entre diversas outras atividades.
Assim, o projeto “Marília Cidadã – Cejusc Itinerante” deve ser comemorado, não apenas em razão dos eventos e os atendimentos já realizados, mas também a celebração do termo de cooperação que permitirá que novos eventos sejam realizados, levando cidadania para a população.
Referido termo de cooperação, inclusive, foi recentemente premiado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), com menção honrosa na 5ª edição do Prêmio “Conciliar é legal”.
O Prêmio “Conciliar é legal” “busca identificar, premiar, disseminar e estimular a realização de ações de modernização no âmbito do Poder Judiciário que estejam contribuindo para a aproximação das partes, a efetiva pacificação e, consequentemente, o aprimoramento da Justiça.”
Assim, forçoso reconhecer que muitas são as dificuldades, mas com certeza elas serão facilmente superadas se as Instituições e o cidadão atuarem em conjunto, pois, afinal, juntos somos mais fortes.
Jefferson Aparecido Dias é Doutor em Direitos Humanos e Desenvolvimento pela Universidade Pablo de Olavide de Sevilha (Espanha), Procurador da República de Marília e Professor da Universidade de Marília (UNIMAR);
Fernanda Mesquita Serva é Mestre em Direito pela Universidade de Marília (UNIMAR) e Pró-Reitora de Ação Comunitária da Universidade de Marília (UNIMAR).