Educação

Marília reúne 460 pesquisas de ensino médio a mestrado em evento

Jonathan Vita, coordenador do Mestrado em Direito da Unimar, durante apresentação de projetos
Jonathan Vita, coordenador do Mestrado em Direito da Unimar, durante apresentação de projetos

O IV Fórum de Pesquisa e Extensão da Unimar (Universidade de Marília) apresentou nos últimos três dias quase 600 projetos de pesquisas de alunos do ensino médio a cursos de mestrado da instituição e outras universidades, incluindo a Federal de Três Lagoas, em Marília.

Os trabalhos renderam três livros, todos indexados, que vão se tornam referência para pesquisa e análise também nos principais órgãos públicos de acompanhamento e avaliação de cursos.

A participação dos alunos de ensino médio em projetos de iniciação científica foi a grande inovação. Alunos de três escolas – incluindo públicas e privada – apresentaram suas propostas e foram orientados para início de pesquisa que pode acompanhar suas vidas profissionais.

O resultado foi tão surpreendente que no próximo ano o fórum deve abrir a participação de mais escolas de ensino médio da cidade e região.

Para os universitários e profissionais o fórum resultou em projetos de graduação, pós-graduação e mestrado. Na noite desta sexta-feira diversas salas da Unimar foram ocupadas para apresentação e debates dos projetos, divididos por temas e áreas de pesquisa.

O coordenador do Mestrado em Direito da Unimar, Jonathan Barros Vita, explica que diferentes projetos provocam abordagens variadas em torno de temas comuns.

As apresentações agregam conhecimentos a todos os envolvidos e mostram ainda pontos de interesse comum nos vários projetos de pesquisa.

“Os trabalhos renderam três livros, que passam a ser base de consulta e apoio e apresentam resumos estendidos, que são prévias das dissertações e conclusões dos estudos. Então são informações bem completas e com muito conteúdo”, explica.

Só na área de Direito foram cerca de 50 projetos de pesquisa. Mas toda a universidade esteve envolvida. Nos últimos dias os diferentes cursos movimentaram apresentações pela manhã e noite em salas de debates, orientações e divulgação dos projetos.

“A Universidade cumpre assim os três fundamentos centrais de sua atuação, que são ensino, pesquisa e extensão”, explica o coordenador.

O projeto foi coordenado pelo Nipex (Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão) da Unimar com medidas de incentivo a pesquisadores não só da instituição mas também de outras universidades.

A relação dos projetos, com identificação de autores e áreas de pesquisas, e mais informações sobre o Fórum podem ser acessadas pelo site da Unimar – AQUI.