Educação

Mariliense nota mil em redação federal vai cursar medicina e dá dica: organização

Mariliense nota mil em redação federal vai cursar medicina e dá dica: organização

A estudante mariliense Maria Luiza Saia, 18 anos, virou um destaque em vestibulares ao conseguir a nota mil na redação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul com uma rotina de estudos que envolvia oito horas diárias, momentos de descanso e lazer. Apenas dois estudantes atingiram a nota máxima na federal.

Filha do zootecnista Valter Eugênio Saia e da professora Marize Cristina Saia, a estudante é neta do radialista Walter Saia, falecido em 2014, e presta vestibulares como treineira desde os 15 anos.

Começou o ano focada em uma vaga de medicina. Apesar do bom resultado, decidiu não arriscar nas poucas vagas de oferta geral na Federal e vai cursar medicina em Araçatuba, onde foi aprovada.

O tema da redação foi “Como as contribuições da ciência e da tecnologia se fazem presentes no cotidiano de todos nós, tomando”, com a opção de quatro eixos de argumentação. Maria Luiza escolheu dois: progresso industrial e econômico e desigualdades sociais. Além da federal, ela teve uma boa nota 940 na redação do Enem.

“Eu iniciei o ano de 2019 com um grande propósito, que era passar em Medicina. Para isso, eu sabia que precisaria de muito foco e dedicação.  Fiz um ano de cursinho no Colégio Cristo Rei e iniciei um curso de redação na Escola Comtexto, com a professora Lívia Migliorini. A atenção, apoio e profissionalismo que eu tive foram essenciais para que eu tivesse um bom preparo e adquirisse a nota mil na Ufms”, disse.

A estudante explica que um dos passos foi organizar os horários de estudo e garantir finais de semana de descanso, lazer e momentos com a família. 

“A minha maior dica de preparação é a organização. Organização com os horários de estudo e com as matérias predestinadas para estudar em certos dias da semana. Além disso é fundamental ter perseverança e acreditar em si mesmo. Quando você coloca o seu objetivo de vida na frente de tudo, as coisas ficam mais fáceis, por mais que a trajetória seja complicada. “

Apesar da confiança, ela diz que o resultado surpreendeu.

“Com certeza eu não esperava. Eu considerei a prova da UFMS difícil e a principio eu travei quando vi o tema da redação e a estrutura abordada. A nota Mil foi uma surpresa, porém me mostrou que a dedicação e esforço que eu tive valeram a pena.”

Começa a faculdade com previsão de ser obstetra, mas reconhece que é cedo para escolher uma especialização.

“Espero que da formação em Medicina eu tire as melhores experiências da minha vida, quero me tornar uma importante profissional e cumprir a grande missão que é ser Médica.”

Passa aos amigos, alunos e quem está na fila uma mensagem de confiança.

”Quando você menos espera a vida te mostra as conquistas que você merece. Persista, acredite, trace um objetivo e  sonhe alto, estude e acima de tudo, tenha calma.  Hoje só tenho motivos para agradecer e olhar para o meu ano de 2019 com orgulho. Tudo valeu a pena. “