Educação

Meu filho não aprende: o que eu faço????

Meu filho não aprende: o que eu faço????

Muitos pais ficam angustiados porque seus filhos não aprendem, não conseguem concentra-se, absorver conhecimentos. “O que está errado? ”, é a pergunta recorrente em casos assim. Para obter essa resposta os pais precisam procurar profissionaisligados ao tema para garantir um diagnóstico preciso. 

O primeiro passo é entender as possíveis causas, mas sem qualquer pretensão de definir diagnósticos. Compreender é a melhor maneira de cuidar. Alguns fatores podem interferir no aprendizado. 

Confira algumas características que poderão ser observadas em crianças com dificuldades de aprendizagem:

Em relação ao aspecto cognitivo

Dificuldade em aprender cores;

Dificuldade nos trabalhos de coordenação (cobrir pontinhos, pintar, etc.);

Dificuldade durante o processo de alfabetização (falha na identificação das letras e seus sons);

Dificuldade para memorizar datas, dias da semana, meses do ano, número de telefones;

Dificuldade para decorar tabuadas, fórmulas e músicas;

Dificuldade para reconhecer ritmos diferentes;

Pouca objetividade na resolução de problemas simples;

Dispersão e desatenção

Trocas de letras;

Dificuldade para generalizar as aprendizagens;

Desorganização com o material escolar;

Lentidão para realizar os deveres de casa;

Em relação ao aspecto emocional/comportamental

Baixa autoestima;

Elevado nível de ansiedade;

Não se percebe como capaz de aprender, sempre solicita ajuda do professor ou da família;

Desvaloriza-se e desvaloriza suas produções;

Não tem persistência nem autonomia;

Frustra-se com facilidade;

É uma criança inquietas, costuma perturbar a classe;

Tende ao isolamento, não tem a sensação de pertencer a um grupo;

Para entendermos melhor dentre os Distúrbios de Aprendizagem, atualmente o que mais tem sido discutido e abordado são: a Dislexia, Disgrafia, Discalculia e TDAH.

DISLEXIA:A Dislexia caracteriza-se por uma dificuldade na área da leitura, escrita e soletração. A dislexia costuma ser identificada nas salas de aula durante a alfabetização sendo comum provocar uma defasagem inicial de aprendizado.

DISGRAFIA:Falha na aquisição da escrita; implica uma inabilidade ou diminuição no desenvolvimento da escrita, é também chamada de letra feia.

Atinge de 5 a 10% da população escolar e pode ser dos seguintes tipos: Disgrafia do pré-escolar; construção de frases; ortográfica e gramatical; caligrafia e espacialidade.

DISCALCULIA:Falha na aquisição da capacidade e na habilidade de lidar com conceitos e símbolos matemáticos. Basicamente, a dificuldade está no reconhecimento do número e do raciocínio matemático. Atinge de 5 a 6% da população com DA e envolvem dificuldades na percepção, memória, abstração, leitura, funcionamento motor; não entendem enunciado dos problemas nem a sequência lógica.

TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade):O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.

Características: Não consegue prestar muita atenção a detalhes ou comete erros por descuido nos trabalhos da escola ou tarefas; tem dificuldade para organizar tarefas e atividades; distrai-se com estímulos externos; mexe com as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira; interrompe os outros ou se intromete (p.ex. mete-se nas conversas / jogos).

Para tratarmos a dificuldade de aprendizagem é imprescindível a observação dos pais. Ao menor sinal das características acima, ou se você tem dúvida de algum comportamento ou dificuldade escolar de seu filho, procure um fonoaudiólogo para realizar uma avaliação, se tiver acesso, até uma equipe multidisciplinar composta por fonoaudiólogo, psicopedagogo, psicólogo e, por vezes, até um neuropediatra.

Não esquecendo do papel importantíssimo do professor, que além de observar os alunos em sala de aula, também pode auxiliar no processo de aprendizagem, tornando a aula mais motivada e dinâmica, não rotulando o aluno, mas dando a oportunidade de descobrir o seu potencial.

Com a intervenção correta de uma equipe multidisciplinar, o apoio escolar e familiar, com certeza seu filho terá um desenvolvimento adequado e o aprendizado se desenvolverá de maneira tranquila, dentro das possibilidades de cada um.