Educação

Parceria leva cidadania e educação física para escolas de Marília

Parceria leva cidadania e educação física para escolas de Marília

A Universidade de Marília (Unimar) e a Prefeitura Municipal assinaram dois convênios para implantação de projetos sociais em Escolas de Ensino Fundamental. O projeto “Pensar global, agir local” na Emef Nelson Gabaldi e o projeto “Implantando a cultura da pacificação” na Emef Olímpio Cruz foram oficializados em evento que aconteceu no Ginásio de Esportes da Universidade.

O encontro contou com a presença da Pró-Reitora de Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, da coordenadora do curso de Educação Física, Regina Célia David Galvani, da chefe do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Juliana Raquel Nunes, do secretário municipal da Educação, Beto Cavalari, além das diretoras de ambas as Emefs.

Na Emef Olímpio Cruz, é desenvolvido o projeto “Implantando a cultura da pacificação: uma abordagem interdisciplinar”, que envolve vários cursos da Unimar como psicologia, medicina, direito, educação física e também o Cejusc. Toda semana alunos e profissionais fazem atendimento na escola e auxiliam o desenvolvimento cidadão dos alunos.

Já o curso de Educação Física iniciou a idealização do projeto com a Emef Nelson Gabaldi em maio e a partir de agora os alunos serão atendidos no ginásio de esportes da Unimar duas vezes por semana, com atividades físicas e de recreação, acompanhados pelos estagiários do curso.

De acordo com a Pró-Reitora de Ação Comunitária, Fernanda Mesquita Serva, a Unimar nunca esteve tão parceira da administração municipal na área da educação como neste momento. “Agradeço mais uma parceria com a Secretaria da Educação, é o pontapé de um projeto que está começando. É um projeto que vai trabalhar o equilíbrio, a integração, a lateralidade das crianças. Toda iniciativa que a Unimar apresenta para a Prefeitura é acolhida, estamos muito satisfeitos”, disse.

O secretário da Educação, Beto Cavalari, aproveitou a oportunidade para lembrar que o objetivo é expandir ambos os projetos. “A base de nossa gestão são os parceiros, e a Unimar já é um parceiro da secretaria. Temos uma demanda em relação à educação física e agora vamos usar o ‘knowhow’ e o espírito social da Unimar para implementar esses dois projetos”, explica.

As atividades físicas com as crianças da Emef Nelson Gabaldi começaram imediatamente após a cerimônia. “A proposta é oferecer atividades físicas para as crianças, orientando e ajudando na integração e desenvolvimento físico. Infelizmente por conta da Internet muitas crianças não praticam nenhum tipo de atividade física e isso prejudica vários aspectos do desenvolvimento”, finaliza a coordenadora do curso de Educação Física, Ma. Regina Célia David Galvani.