Educação

Profissionais e alunos debatem técnicas de produção e reprodução animal

Profissionais e alunos debatem técnicas de produção e reprodução animal

Centenas de estudantes, residentes, profissionais e produtores rurais participaram dos encontros do 8° Simpósio Regional de Produção e Reprodução Animal realizado pelo curso de Medicina Veterinária da Universidade de Marília (Unimar). O evento que é importante oportunidade de atualização contou com o Anfiteatro do Bloco 8 lotado durante as três noites de programações.

A abertura do Simpósio, na segunda-feira, contou com palestra sobre atualidades na suinocultura brasileira ministrada pela especialisra Kelmy Melare, seguida pela Ma. Nádia Ferreira Diabiasi falando sobre o manejo de pastagens em bovinocultura de corte. Kelmy formou-se na Unimar há 10 anos e se sentiu orgulhosa em retornar, agora, como profissional de sucesso e palestrante. “Me formei em 2007 e é muito bom estar de volta. Hoje vou falar sobre o mercado da suinocultura. O Brasil já é um exportador nesta área. Outro ponto que vamos trabalhar é o bem-estar animal na suinocultura. Qualquer animal deve ser tratado com valorização do bem-estar”, explica.

O tradicional encontro já faz parte do calendários da Instituição e é uma oportunidade única de aprimoramento técnico e troca de experiências entre alunos e profissionais, é o que comenta o coordenador do curso, Dr. Fábio Manhoso. “É muito relevante debater a produção animal. Marília possui uma característica nessa área com destaque para a bovinocultura leite, bovinocultura de corte, avicultura. O médico veterinário está presente em todo o processo da cadeia produtiva e por isso devemos conhecer o que há de mais técnico e inovador”, comenta.

O Simpósio ainda faz parte do calendário de comemoração dos 30 anos do curso de Medicina Veterinária da Unimar. No segundo dia de encontro, foia vez de debater as atualizações nas análises de célula espermática com a Dra. Mayra Elena Ortiz D’avilla Assunpção, seguida por Marcos Henrique Alcantara Colli falando sobre a inseminação artificial.

O papel do médico veterinário na formação do cavalo atleta foi o tema da palestra da Ma Angélica Misailidis Gimenes do Haraz ZD. Representante da Coopemar, Rafael Marzona fala fechou o Simpósio falando sobre a integração de culturas para aumentar a lucratividade.