Educação

PROJETO RONDON - Comitiva da Unimar inicia atividades no MT

Alunos e professores da Unimar estão no Mato Grosso – Divulgação
Alunos e professores da Unimar estão no Mato Grosso – Divulgação

O grupo alunos e professores que representa a Unimar (Universidade de Marília) no Projeto Rondon já chegou em Porto Estrela, cidade às margens do Rio Paraguai e 200km de Cuiabá (MT).

Em apenas dois dias de atividades, muitas intervenções foram propostas, como visita às escolas, centros de saúde e conversa com membros da comunidade para se identificar prioridades.

Entre as atividades mais importantes realizadas até agora está a revitalização da quadra poliesportiva do Centro Comunitário da cidade, que há tempos estava inutilizada.

“Encontramos o local fora dos padrões necessários para a realização das atividades físicas com muitos objetos e madeira empilhadas. Fizemos um mutirão para a limpeza da instalação, mostrando para os moradores que todos devem colaborar para a manutenção de espaços públicos”, afirma o aluno de Educação Física da Unimar, Washington Rossato Júnior.

Ele adiantou que um de seus objetivos na cidade será o desenvolvimento de atividades físicas com crianças e adultos de todas as idades. “Quero que as atividades esportivas virem rotina, por isso um dos funcionários do local será orientado a como continuar o trabalho. Esse é o grande objetivo do Projeto Rondon, plantar a sementinha da mudança e formar multiplicadores”, destacou.

Divulgação

Revitalização de quadra é um dos projetos de equipe no Projeto Rondon

Além do estímulo às atividades físicas, a estrutura da quadra também é ponto de análise dos alunos. Após a revitalização da quadra, os próprios moradores de Porto Estrela se manifestaram em comemorar a mudança com um jogo de futebol amistoso contra os alunos do Projeto Rondon.

“O trabalho desenvolvido por todos esses jovens ajuda muito. Eles pensam rápido, são criativos e encontram alternativas para que possamos superar nossas dificuldades. Isso é fundamental e estamos muito felizes por receber um time de tamanha eficiência”, destacou o prefeito municipal de Porto Estrela, Mauro André Businaro.

Além dos dez representantes da Unimar, também estão no município outros dez acadêmicos da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), campus de Medianeira. Diversas ações integradas já foram planejadas e ações conjuntas devem ocorrer nos próximos dias.