Educação

PROJETO RONDON - Equipe da Unimar cria Hospital Ursinho e orienta crianças sobre saúde

PROJETO RONDON - Equipe da Unimar cria Hospital Ursinho e orienta crianças sobre saúde

Conscientizar as crianças de que os atendimentos em saúde são importantes para o bem estar e minimizar o medo das consultas e temíveis injeções. Esses são alguns dos objetivos do projeto “Hospital Ursinho”, que passou a ser aplicado no município de Porto Estrela (MT) por estudantes da Universidade de Marília (Unimar) que participam do Projeto Rondon.

A ideia, adaptada à realidade das crianças do município, consiste em apresentar de maneira lúdica o caso de um ursinho de pelúcia que devido às aventuras e bagunças do dia acaba doente.

“Dividimos uma sala da escola em consultório médico, dentista, farmácia, sala de curativos e até de vacinação. Através de um jogo teatral com atenção individual as crianças acompanham todo o atendimento em saúde oferecido ao ursinho para que ele melhore. Desta forma, percebem que os profissionais envolvidos no processo estão lá para fazer o bem”, explica a formanda em Medicina da Unimar Francine Gomes Lopes de Souza.

]A equipe envolvida no “Hospital Ursinho” é multidisciplinar, envolve estudantes de medicina, odontologia, medicina veterinária, biomedicina e psicologia da Universidade.

“As crianças aprenderam a lidar melhor com o medo no momento em que encontraram força para ajudar o ursinho debilitado, que ficou internado e precisou até mesmo de injeção”, comenta a futura psicóloga Ana Carolina Miranda.

Para ela este tipo de abordagem é o primeiro passo para uma mudança de comportamento da população daquela região, que por muitas vezes evita a procura de ajuda por medo. “Desta vez foram 80 crianças, mas nos próximos dias queremos estender essa proposta a comunidades mais distantes e de difícil acesso do interior do Mato Grosso”.

As atividades do Hospital Ursinho foram desenvolvidas com crianças da rede municipal de ensino de Porto Estrela e nos próximos dias será estendido a comunidades rurais que ficam distante da cidade.

“A integração médico e criança resultou numa experiência bem sucedida com a superação do medo de tomar uma medicação e até mesmo uma injeção”, acrescenta o professor da Unimar, Vitor José Miranda das Neves, que acompanha os estudantes no Projeto Rondon.

Ainda nesta quarta-feira outro grupo de alunos da Unimar promoveu intervenção na escola estadual Regina Tenório de Oliveira desenvolvendo atividades desportivas com alunos do ensino fundamental. Muita música e integração fizeram a alegria dos jovens nos períodos da manhã e tarde. Nessa atividade participaram 200 jovens.